No momento, você está visualizando Vinho novo em odres velhos

Vinho novo em odres velhos

Vinho novo em odres velhos. jesus contou esta parábola em Mateus 9, para falar aos Judeus que a estrutura religiosa que eles construíram não iria suportar a liberdade da graça que ele trazia. Veja o que ele disse. 

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em odres velho; se o fizer, o odre  arrebentará, o vinho se derramará e o odre se estrague. “Pelo contrário, põe-se vinho novo em odres novos; e ambos se conservam”.

O que Jesus está dizendo é que se o odre velho e já se dilatou o que tinha pra se dilatar, e se você colocar o vinho novo, o odre vai rebentar o vinho vai derramar, vai estragar os dois o vinho e o odre quando o vinho novo passar pelo processo de fermentação.

Então para que o vinho não se perca, o vinho novo deve ser colocado em odres novos, para que ambos se conservem. Os Judeus em volta de Jesus, naquele dia sabia muito bem sobre o processo do qual Jesus se referia. O que eles não conseguiam entender era o significado do que ele estava falando.

Os Judeus naqueles dias, e ainda hoje esperam o Messias que virá libertá-los do cativeiro e das perseguições que sofrem, eles são prisioneiros de esperança, que aquela estrutura religiosa não os deixou ver em Jesus a libertação que ele esperam.

O vinho novo é o evangelho da graça de Deus

Mas a pergunta é: O que Jesus está querendo dizer com isso? Que vinho novo é esse? O que é, esse vinho que Jesus refere nesse texto?

O vinho novo é o evangelho da graça de Deus, o vinho novo é Jesus. O que Jesus está sugerindo é uma comparação  entre o vinho novo do evangelho da graça de Deus com o vinho velho da lei de Moisés.

Ele tá dizendo que aquele sistema religioso arcaico fundamentado na lei de Moisés, não ia suportar o que ele estava trazendo. E não sou eu que to chamando o sistema religioso de Israel de arcaico. É Paulo lá  Rom 7:6 e o autor de Hebreus 8:13, dá uma olhada em seguida.

Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.

Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer. 

Vinho novo em odres velhos é a graça e a lei.

Todos nós conhecemos, aquele texto, de Lucas 22.20,  onde Jesus instituiu a ceia.  Quando Jesus pegou o cálice, ele disse:  “esse cálice é o cálice da nova aliança no meu sangue”.Esse cálice é a nova aliança.

E qual era a velha aliança? De acordo com a bíblia sagrada, a velha aliança é aquela celebrada por Deus  com o povo de Israel em Moisés, onde Deus concede a lei moral cerimonial por Moisés, ao povo de Israel.

A lei que prescreve exatamente como o povo deve viver e se comportar, A lei que prescreve exatamente, como as pessoas devem se relacionar com Deus. 

O lugar que você tem que ir, o que você deve fazer, quem deve coordenar a reunião quando você chegar naquele lugar. Em que dia você deve ir, o que você deve levar, que tipo de coisas de oferta o Deus de Israel gosta de receber, que tipo de conduta ele espera dos seus fiéis.

A lei prescreve exatamente dia, hora e lugar atividade para que as pessoas se relacionem bem com Deus. É a lei que foi conferida por Deus a Moisés. Mas aí vem Jesus, e diz: Eu quero celebrar uma nova aliança, não mais na lei, mas no meu sangue, essa é uma nova aliança.

E porque Jesus fez essa mudança? já que foi Deus quem celebrou a aliança do povo com ele em Moisés?

Eu quero dizer para você que Deus não mudou nada, o plano de Deus está se concretizando, está tudo previsto, ratificado e profetizado no Velho testamento, é ler, é só saber ler a bíblia; peça para Jesus abrir o seu entendimento. Lucas 24:27

Nós sabemos que Deus deu a Jesus toda autoridade no céu e na terra, isso esta claro na bíblia.

Mas vamos ver alguns argumentos.

Quando Jesus foi batizado por João Batista no Jordão, Mat 4 e Marcos 4 Deus disse em alto e bom som: “esse é o meu filho em quem eu tenho prazer” o que Deus estava dizendo ali era, esse o cara, esse é o Messias que vocês estavam esperando, ouçam ele, seguem no.

Novamente no monte da transfiguração em Mat 17,  estava lá Jesus, Moisés e Elias,  Moises a lei, Elias os profetas, e Jesus, de novo Deus brada do céu, diz: esse é meu filho amado, é a ele que vocês devem ouvir. Mat 17.5. 

Em hebreus 1;1 o escritor diz : Deus falou no passado muitas vezes, de muitas maneiras, aos pais e pelos profetas. hoje ele nos fala através do seu filho Jesus Cristo.

A bíblia está dizendo que agora é com Jesus, é a ele que temos que ouvir, É a ele que temos que seguir, é ele o nosso modelo. 

Não é Moisés, nem Abraão, nem profetas, nem nenhum dos personagens da velha aliança, eles são importantes para nosso aprendizado, fazem parte de um contexto de revelações importantes, quando Deus estava trabalhando na formação de uma consciência. 

Mas era só arquétipo, sinais que apontavam para uma direção, e a direção é Jesus. Nesse contexto de nova aliança, no sermão do monte, Jesus diz, “ouviste o que foi dito aos antigos, eu porém vos digo.

Quem diz? Moisés e a lei. Eu, porém vos digo, disse Jesus. Porque aquela era uma velha aliança, agora é uma nova aliança. A partir de agora o relacionamento do ser humano com Deus não é mais baseado em Moisés e na lei, mais no vinho novo, no sangue de Jesus. 

Esse vinho é Jesus, a boa notícia.

Tem muitas outras passagens na bíblia que confirmam que esse vinho é Jesus. Mais simplificando tudo pra você entender. Correndo o risco de ser simplório, mais querendo ser simples.

O que Jesus está dizendo com vinho novo em odres velhos, é que tudo que você pensava a respeito de Deus agora você olha pra Jesus, tudo que eu pensava a respeito de Deus eu olhava pra Lei de Moisés, para o antigo testamento.

Não pode comer isso, não pode comer aquilo, não pode ir em tal lugar, não pode fazer isso, não pode fazer aquilo. 

Tem o dia certo pra adorar a Deus, tem o lugar certo pra adorar a Deus. Tem o lugar certo pra ir pra presença de Deus. Tudo era de acordo com a lei de Moisés, com o velho testamento, agora tem uma nova aliança, em Jesus Cristo, não é mais a lei de Deus revelada em Moises é a graça de Deus revelada em Jesus. 

A lei foi dada por Moisés. mas a Graça e a Verdade vieram por intermédio de Jesus Jô 1:17,

Esse é o vinho novo, quais são os odres novos?  

Onde esse vinho tem que ser colocado para que ele não se perca? Vou dar alguns exemplos de odres novos. Odre novo é um novo paradigma de pensamento. Paulo diz em Rom 8 que só existe 2 formas de pensamento que podem dominar o homem, lá ele chama de Mentalidade da carne e mentalidade do Espírito.

Quando você toma o vinho novo, quando você recebe o evangelho da graça de Deus, a Sua mente tem que mudar. Os teólogos chamam isso de metanoia. de mudança de mente, porque se você ficar pensando igual você pensava no tempo da lei esse vinho vai se derramar.  Esse evangelho vai se perder dentro de você.

Vou fazer um comparativo aqui. A lei de Moisés estabeleceu uma forma de relacionamento com Deus baseado em Justiça retributiva. Ou seja Eu obedeço, e Deus me abençoa, eu desobedeço, e Deus me amaldiçoa, justiça retributiva.

Eu cumpro para com Deus as minha obrigações, ele cumpre para comigo as obrigações dele, é a lei. Basta você abrir sua bíblia em Deut 28, lá estão as bênçãos da obediência e as maldições da desobediência.

Deus dizia assim a Moisés no tempo da lei, se o povo fizer tudo certinho vai dar tudo certo para o povo,  se o povo desobedecer a lei vai dar tudo errado pro povo. justiça retributiva.

Assim são todas as religiões da terra. Assim e no candoble, na macumba, no espiritismo, assim é no islamismo no budismo. E religião só gera medo, culpa e sensação de castigo divino.

É um verdadeiro inferno, porque não existe nenhum ser humano que consegue viver sem pecar; Peca quando pensa, peca quando fala, peca quando age. Aí tudo que acontece é castigo de Deus.

O pneu furou foi castigo, o filho fica doente é castigo de Deus, perde o emprego é castigo, tudo é castigo, Deus vira um carrasco, um demônio que só esta esperando voce pecar para te punir, não há cristão que passe nesse teste.

O Isaías gritou. “ ai de mim eu vou morrer” o apóstolo Paulo gritou, “miserável homem que sou quem poderá me livrar do corpo desta morte”. É impossível viver sem pecado, só Jesus passou nesse escrutínio. Por isso que só ele pôde pagar essa conta. 

Estávamos em desespero total, impossibilitados de resolver nossa culpa, o pecado apontava uma espada para nossa cabeça, de repente uma luz brilha na escuridão.

A graça é o vinho novo em odres novos,

 A boa notícia, a maravilhosa graça, o que é a graça de Deus? A graça é uma boa notícia para quem está desesperado. Graça é favor imerecido, você não merecia mais Deus te ama assim mesmo.

Na graça você não tem que fazer nada, Jesus já fez tudo, o castigo que era pra você caiu sobre ele, a punição que era pra você ele tomou sobre si, a morte que era sua ele morreu no seu lugar, e não há condenação sobre você, a condenação caiu sobre ele.

– Deus prova o seu amor para conosco, sendo que cristo morreu….. – Deus estava em Cristo reconciliando…. – O escrito de dívida que constava contra nos… Graça significa que Deus me ama assim como estou, assim como eu sou.

A graça é o vinho novo em odres novos, porque a graça transformou odres velhos em odres novos. o aguilhão da morte foi arrancado. 

Graça significa que não há nada que eu possa fazer para que Deus me ame mais, tão pouco não tem nada que eu possa fazer para que Deus me ame menos. Não depende mas do fazer, mudou a base. 

Você fica livre, a culpa desaparece, o medo deixa de existir, o castigo não será mais ameaça pra você. Quando você bebe deste vinho sua vida muda porque não há mais condenação, quando você acolhe esse amor.

Ser odre novo é ter uma nova dinâmica de espiritualidade. Significa que a lógica do seu relacionamento espiritual com Deus vai mudar.

Odres velhos: a lei, o sábado, o templo, o culto e o sacerdote.

No velho testamento, a estrutura religiosa do povo de Israel estava baseada em quatro pilares: sábado, dia de ir ao templo; o culto, que era o sacrifício de animais; O sacerdote, quem oficializava o culto; E o templo, o lugar de estar na presença de Deus.

A atividade mais sagrada do povo era: No sábado, ir ao templo, participar do momento de sacrifício, que era oficiado pelo sacerdote, Isso está muito claro no velho testamento, era a lei que determinava como se relacionar com Deus.

Alguns exemplos: ex 20,8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Deut 12, No lugar onde Deus escolhe, ali levará a sua oferta, seu sacrifício, seu dízimo, ou seja no templo, onde o culto acontecia.

Quando Salomão terminou de construir um templo para Deus, Deus disse a Salomão, ouvi a sua oração e escolhi esse lugar, como lugar de adoração pra mim, o templo.

Os sacerdotes, Deus diz assim: os sacerdotes e levitas são aqueles que de todas as tribos de Israel Deus escolheu para ficar continuamente em minha presença.

Ai esta, os quatro pilares do relacionamento com Deus na Velha aliança, era a lei, o sábado, o templo, o culto e o sacerdote.

E na nova aliança, no vinho novo, no evangelho de Jesus? onde é o lugar sagrado? Todo lugar, porque Deus não habita mais em templo feito por mao de homem.

Quais são as pessoas sagradas? Os sacerdotes? Não, todas as pessoas Pedro escreve. “Você são a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa o povo exclusivo de Deus”

No novo testamento só tem um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. O véu foi rasgado. Todos nós temos acesso a Deus. 

Onde eu estou na presença de Deus? Em todo lugar. Em casa, no trabalho, na igreja, dormindo, acordado. Eu estou na presença do Senhor o tempo todo, em todo lugar, a mulher samaritana perguntou onde devemos adorar? No monte ou no templo?

Em todo lugar, desde que seja em espírito, e em verdade, Deus está presente o tempo todo. O odre novo tem uma nova dinâmica de espiritualidade, tem um novo modelo de relacionamento com Deus. 

O modelo é o vinho novo, o modelo é o que Jesus ensinou. Esse é o evangelho de Jesus, esse é o vinho novo. As coisas antigas já passaram eis que tudo se fez novo.

Eu conheço muita gente que pensa que bebeu o vinho novo, mais não bebeu, pensa que é odre novo, mais não é, agregar-se a um lugar de reunião chamado de cristão mais é apenas um religioso, 

Segue alguém ou segue um padrão de comportamento, um conjunto de regras mas não bebeu o vinho novo do evangelho da graça de Deus, não foi transformado de dentro pra fora, mudou somente de lugar, deixou de ser escravo do mundo e agora é escravo da religião.

Serve a um deus que é ou justiceiro. Que é fiel, mas não é perdão. Um deus que não ama. Um deus que castiga, e pune os seus fiéis o tempo todo.

O meu Deus é outro, é Vinho novo. O meu Deus me ama, e todas as ações de Deus em minha direção, estão fundamentadas no amor que ele tem por mim. 

Que Deus nos abençoe.  Siciadriano, Dezembro 06,2012