A doutrina do reino dos Céus.
O reino dos céus é uma doutrina cem por cento bíblica, mas propositalmente esquecida pelos pastores e lideres, que aderiram às narrativas, dos falsos evangelhos, adaptados para desviar do verdadeiro evangelho.
Só para citar alguns, o evangelho da prosperidade, o evangelho do triunfalismo, da confissão positiva,e o mais moderno de todos que é o evangelho do coach. Esses enganos sepultaram algumas doutrinas do verdadeiro evangelho, e uma delas é a doutrina do reino dos céus.
O sermão de hoje pode ser um remédio amargo para muita gente, mas será também um grande passo, nesta nova fase, da Jesusforall baptist church, a partir da nossa mudança para este novo endereço.
No novo testamento, as expressões: Reino dos céus, reino de Deus, reino de Cristo. Quase sempre está falando do reino milenar. O reino milenar é um período de mil anos em que Jesus Cristo irá reinar aqui nesta terra, a partir de Jerusalém, e este reino começará, visível e manifesto, logo após o final da grande tribulação.
Na minha última mensagem, há um rei reinando em nós, eu falei que este reino já começou logo após a ressurreição de Jesus, Ele foi para o Pai mas antes instalou o seu trono no nossos corações,
Diferença entre reino dos céus e salvação.
Para falar da doutrina do reino dos céus, eu tenho que comparar com a nossa salvação eterna. Quando você é salvo, você é salvo eternamente. A salvação não tem um tempo de duração, é gozo eterno de eternidade em eternidade.
E como nós somos salvos? Em Romanos 10.9 diz que: – Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Se você fez isso, e isto afetou a sua vida e a sua alma, você está salvo. Você não precisou pagar nenhum preço, nem fazer nada, você está salvo. Foi graça mediante a fé, não veio das suas obras para que você não se glorie.
E como entramos no reino dos céus? Ao contrário da salvação, para entrar no reino os céus você tem que pagar um preço. Este reino tem começo e fim. O Reino manifesto, visível, começará com as bodas do cordeiro.
As bodas do cordeiro, fala da inauguração do reino dos céus. Você se lembra como começa esta parábola? “O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.” Aliás, 90% das parábolas, contadas por Jesus estão falando do reino dos céus.
“A diferença entre salvação e o reino dos céus, é que a salvação é de graça, é um dom de Deus, é eterna e não tem fim. O reino dos céus vai durar mil anos e só entra por merecimento, é de acordo com as obras que cada salvo realiza enquanto está vivo neste mundo, e o salvo que deixou de fazer obras ou que fez obras más, será disciplinado antes de ir para o céu,”
Para que este reino? Porque os salvos, não vão direto para o céu quando morrem? Primeiro é que deste jeito que nós estamos, nós não entramos no céu. Você precisa ser purificado, e a purificação vem das obras que você faz enquanto está aqui. Você que sempre pensou que santificação vem através de dieta, enganou.
Purificação é a mesma palavra para santificação. A santificação vem quando você pratica as obras que Deus preparou para você, antes da fundação do mundo, Veja se não foi isso que a palavra de Deus diz. Ef 2.10. – Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
A santificação vem pelas obras, e “sem santificação ninguém verá a Deus.” Do jeito que você está, você nunca vai conseguir se aproximar de Deus. Desde que o Adão pecou, Ele levantou um muro de separação entre nós e Ele, foi Ele que disse “Sede santo porque eu sou santo”.
Salvação é a entrada, é o livramento da condenação eterna quando você creu, Romanos 10.9 você foi salvo, o céu está garantido, e será gozo eterno de eternidade a eternidade. Porque: Agora pois Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Quem se lembra desta declaração?
Os objetivos de Deus para o reino dos céus.
Primeiro vamos ver na bíblia textos que falam da duração deste reino. Ap. 20: 1,2 e 3 – Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; 3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Em Ap 20.7 reafirma a duração deste reino – Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. Esta passagem cita eventos e coisas que ocorrerão neste milênio, satanás estará preso por mil anos, depois dos mil anos ele será solto, haverá nações neste, o que já seria o bastante para não ser ignorado.
Os objetivos deste reino estão bem definidos em várias passagens da nossa bíblia, vejamos uma em Mateus 6 verso 10 – você conhece bem este verso, mas com certeza nunca meditou nele. “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Este verso diz muito mais, muito mais do que as palavras que estão escritas nele.
A vontade de Deus, já está plenamente feita no céu, mas o desejo de Deus é que aquela vontade, também seja feita aqui na terra. Fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra, assim como ela é feita no céu é a última missão de Jesus nesta terra, e é por isso, é para isso que ele vai voltar, e vai reinar aqui por mil anos.
Mil anos será o tempo em que Jesus comprirá plenamente na terra a vontade do pai, vejamos alguns textos, não vou incluir nas citações os contextos por motivos óbvios, mas em 1ª Cor 15: 24 e 25 diz – E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.
Os inimigos de Deus hoje, aqueles que impedem que a vontade de Deus seja feita aqui na terra, serão destruídos no milênio. Esse é o objetivo final do milênio, destruir toda força contrária, a vontade de Deus.
Meu amigo me disse, que estes são os comunistas, os que são da esquerda. Eu não faço esta afirmação, contudo, pela bondade de Deus eles terão mais uma chance de crer que Jesus é o Cristo o filho de Deus, lá no reino milenar.
Quais as nações que estarão neste milênio? Não é nosso assunto deste sermão, mas serão todas as pessoas, de todas as nações, que apoiarão o anticristo, durante o pacto de 7 anos que ele fará com a maioria das nações da terra.
Estas pessoas não serão perseguidas, não terá grande tribulação para elas, elas estarão no milênio. Os Judeus e os cristãos que estiverem aqui serão perseguidos e mortos durante a grande tribulação.
As disciplinas dos salvos no reino dos céus.
Um segundo objetivo, deste milênio será para purificação dos salvos, disciplinar, purificar os salvos que não se purificaram enquanto tiveram a oportunidade, enquanto vivos, ou porque estavam devendo tanto que sobrou disciplinas para serem completadas no milênio.
Quero reiterar que a doutrina do reino dos céus é uma doutrina bíblica, e ano que vem vamos estudar esta doutrina nos mínimos detalhes, hoje é só uma apresentação, aconselho a você, que releia o novo testamento, a partir de hoje, e você verá que este reino aparece centenas de passagens bíblicas.
Haverá sacerdotes no reino dos céus.
Apocalipse 20, no verso seis diz: Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Haverá sacerdotes no reino dos céus, Sacerdotes são aqueles que hoje trazem Deus ao povo, e levam o povo a Deus, muitos serão sacerdotes no reino milenar de Jesus.
Os salvos reinarão com Cristo, uns serão sacerdotes, outros governadores, outros administradores, haverá muitas posições para nos no reino, contudo alguns serão disciplinados, aconselho você anotar e ver em casa as parábolas dos dois servos, Mat. 24:46 e 47 – parábola dos talentos. Mat 25 de 20 a 30, a parábola das minas, Luc 19 11 em diante.
Para entrar no reino é por merecimento, e é para aqueles que gastaram os seus dias, fazendo parte do mais importante e fascinante projeto que existe neste planeta. Fazer a vontade de Deus na terra, é um privilégio para poucos.
O reino dos céus e as obras dos salvos.
Vamos ver dois textos que falam sobre as obras dos salvos. Ap. 22:12. – E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 1ª Cor 15.58 – Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
Quando Jesus fala especificamente as igrejas em apocalipse capítulos 2 e 3, ele repetiu a todas elas algumas expressões, depois você confere; Eu conheço a suas obras” aos vencedor eu darei…” Salvação é de graça, reino é segundo as obras.
Agora responde pra mim. É justo todos receberem as mesmas recompensas pelo trabalho que realizou na implantação da vontade de Deus na terra? Não, Deus não será injusto. Mas é do Senhor que procede a justiça.
Imagina comigo, uma pessoa que depois de salvar, se entregou a fazer a vontade do Senhor, perdeu muita coisa “boa” que este mundo oferece, oportunidades e oportunidades de ter alegrias e contentamentos, mas priorizou ao máximo que pode, as obras de Deus, e uma outra que creu da mesma forma, mas não quis fazer nada, algumas, ainda fizeram coisas más. É justo receberem a mesma recompensa?
Salvação é de graça, as obras serão recompensadas. Jesus vai dar galardões de acordo com as obras, antigamente os crentes diziam que seriam pedrinhas na coroa, ou mansões celestiais. Galardões são posições de governo no reino dos céus. Como já disse alguns serão sacerdotes no reino dos céus e outros governarão sobre cidades.
O reino dos Céus e nossas obras no tribunal de Cristo.
Haverá um tribunal específico para julgar as obras dos salvos. Durante os sete anos de tribulação na terra, as nossas obras serão julgadas, no tribunal de Cristo, para recebermos, pelo que fizemos enquanto estamos aqui.
Veja isto muito claro nesta passagem de 2ª Cor 5: 10 – Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. “Para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” Quem fez boas as obras recebe recompensa, quem fez más obras também terá o que mereceu.
Eu já disse num tópico anterior, que as disciplinas serão para nossa purificação, mas enquanto estamos neste mundo, também estamos sendo disciplinados, para a nossa purificação, porque sem santidade ninguém verá o Senhor.
Mas a bíblia nos dá outros motivos bem convincentes, veja uma que está em 1ª Cor 11:32, “Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Para não sermos condenados com o mundo. o Mundo será condenado ao inferno, os salvos para purificação.
Eu confesso, e quando faço isto peço perdão, eu não sei com você, mas tem salvos que aos meus olhos merecia o inferno, mas os salvos não irão para o inferno, porque está dito na palavra de Deus, “todo aquele que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.”Jo 11.26.
Os salvos serão disciplinados também no reino dos céus.
As disciplinas dos salvos acontecerá durante o tempo de vida na terra, até antes da grande tribulação; Alguns serão disciplinados durante a grande tribulação; mas também no milênio haverá disciplinas para quem não realizou as obras que Deus determinou que realizassem.
As disciplinas dos salvos começam aqui, neste tempo, no agora que estamos vivendo. Isto significa que cada um de nós podemos trabalhar para equilibrar nossa balança de obras que realizamos e obras que deixamos de realizar.
Eu quero lembrar com você de um homem que trabalhou incansavelmente para equilibrar a balança dele: É sabido pelos relatos bíblico e historicamente relacionados que o apóstolo Paulo, perseguiu, prendeu, torturou e supostamente matou muitos cristãos, muitos desses relatos estão na bíblia, Ele confessa que era um devedor quanto mais, e que a sua balança quando converteu estava muito pesada contra ele.
Logo depois da sua conversão, ele ficou cego e foi levado para uma casa na cidade de Damasco. Então Deus mandou que um dos seus filhos que vivia em Damasco, fosse lá, orar e impor as mãos sobre Paulo para que ele recuperasse a visão. O filho encarregado desta tarefa era um homem chamado Ananias.
De início Ananias argumentou com Deus, porque tinha medo de Paulo, pois todos sabiam que ele perseguia os cristãos. Você se lembra o que Deus disse a Ananias a respeito de Paulo? Deus disse o seguinte “Vá porque ele é um escolhido e eu te mostrarei o quanto ele vai sofrer por causa do meu nome.”
Agora veja o que Paulo disse, uma certa vez, dentre muitas outras, sobre o motivo de sofrer por causa do nome de Jesus. Atos 14 22 “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus“.
Paulo, o apóstolo da graça, que deixou muito claro que a nossa salvação é pela graça, afirma que a purificação para entrar no reino é pelas obras; Que os sofrimentos e tribulações por causa do nome de Jesus, é o que nos capacita a entrar no reino.
Salvação é pela graça, é dom de Deus, é para toda eternidade, e não precisa que você faça nada; Entrar no reino será por merecimento, suas obras serão julgadas.
Eu, e com certeza você também, conhecemos muita gente que creu em Jesus e desistiu da caminhada, muitos, que fizeram muitas obras, mas deixaram o primeiro amor. Estes estão nos esperando por nós, para voltar a produzir frutos para o Senhor.
Sem contar aqueles que estão frequentando um lugar de culto, mas sem nenhum compromisso com a vontade de Deus, O objetivo desta mensagem não é os de fora, mas você que está aqui.
Saiba de uma coisa, haverá um julgamento, não para determinar se você vai ou não para o céu. Se você creu de fato, o céu esta garantido para você, mas as suas obras depois de salvo serão julgadas, e se você for achado em falta, será disciplinado.
O reino dos céus e o sofrimento dos salvos.
Quero mostrar a voces um texto que vai bugar você, os salvos serão arrebatados e na vinda do senhor haverá um julgamento para determinar nossas posições no reino de Cristo. Isto é um fato e esta é a nossa esperança. Mas: Para alguns, as disciplinas vão continuar durante os sete anos de tribulação.
Vamos ver esta verdade na bíblia e analisá-la. Ap 20:4 – “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram Na Revista corrigida esta que ele reviveram. e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Está claro aqui que esta passagem está falando da grande tribulação. E ela mostra que terá cristãos neste tempo, quem é cristão sabe quem é Jesus, mas muitos no dia chamado hoje não querem sofrer por causa do nome dele.
Na grande tribulação eles daram as suas vidas por causa desse nome Jesus e da sua palavra. Veja que estes não vão adorar a besta e nem vão aceitaram a marca do anticristo, vão preferir a morte naquele dia, mas no dia chamado hoje, eles não querem viver para Jesus e sua palavra.
A bíblia está cheia de passagens que falam que o nosso sofrimento por causa do nome de Jesus no tempo presente são para nos purificar, o Pr. Jorge falou recentemente sobre isto, quando usou a purificação do ouro e da prata, como parábola para purificação. Haverá salvos na grande tribulação? Como explicar Apocalipse 20.4?
Só como lembrança, eu quero te dizer que tudo isto está na sua bíblia, mas não tem como mostrar tudo em 40, 50 minutos. Mas a partir de hoje neste púlpito, e nos estudos bíblicos do próximo ano, vamos ensinar sobre esta doutrina com profundidade, para se possível tirar todas as dúvidas.
A próxima passagem que vamos ver, mostra como nossas obras serão julgadas: vejam, 1ª Cor 3: 11 a 15: – Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Isto fala das intenções dos nossos corações quando trabalhamos para Deus. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Obras de ouro, prata e pedras preciosas, não queima quando passa pelo fogo, estas são obras que receberão recompensas, obras de madeira, palha e feno, quando passa pelo fogo queima e não resta nada.
Esta são aquelas obras que fazemos visando recompensa, aqui na terra, pode ser reconhecimento, visibilidade, obras que fazemos para que Deus nos dê bênçãos, principalmente bênçãos materiais.
São aquelas que chamamos de barganha, negócio com Deus, estas obras vão queimar, mas veja o final da passagem, “contudo o tal será salvo, como que pelo fogo”. Ou seja, você não perde a salvação, porque salvação não tem haver com obras, mas sofrerá detrimento, ou seja será disciplinado, purificado.
O reino milenar e o valor das obras de cada um.
As nossas obras devem estar de acordo com a vontade de Deus, ou seja aquelas que Deus preparou. Já citei este verso antes mas vale a pena repetir. Vejam Ef 2:10 – Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Na minha visão bíblica tem algumas obras que valem mais que outras, não vou citar os texto mas está na bíblia, julguem vocês: Jesus disse que se eu amar a Deus acima de tudo e ao próximo comoa mim mesmo, eu cumpro a lei e os profetas, Ou seja, se eu conseguisse fazer isto seria ministro das finanças no reino dos céus.
Eu acho que está em Tiago 5.20. A bíblia diz que se eu fizer um pecador se converter a Jesus, eu cubro a multidão de pecados. ou seja aquela obra que veio a minha mão e eu que eu deixei de fazer, que está pesando contra na minha balança pode ser equilibrada quando eu ganho uma alma para Cristo.
Estou me lembrando aqui, em 1 Pedro 4.8 também fala de cobrir multidão de pecados. uma outra coisa que pesa a meu favor, é dar semente a quem semeia. quando você sustenta um pastor, seja no campo missionário, ou na sua cidade, pesa muito na sua balança.
A última, mas não esgotando as obras que você possa fazer, para entrar no reino dos céus, pois são milhares. quando você dá de comer a quem tem fome, Jesus disse que é a ele que você está alimentando.
Disciplinas antes de entrar no milênio.
Quem não fez as obras, e ainda fez o mal, será disciplinado, com muitos açoites veja hebreu 12. Com prisão, por falta de perdão; veja Mateus 5:23 a 26, quando levares a tua oferta ao altar e lembrar que não perdoou, volta lá. Leia o texto na sua casa.
É possível um salvo mentir? Os mentirosos não herdarão o reino dos céus, se é salvo não vai para o inferno, mas serão disciplinados. É possível um salvo adulterar? Os adúlteros não herdarão o reino dos céus, mas se é salvo não irá para o inferno, porém, eles serão disciplinados.
Os ladrões, os maldizentes, os beberrões, os avarentos, que um dia no seu coração creu em Jesus como senhor, e com a sua boca confessou que Deus o ressuscitou dos mortos, foi salvo. Os salvos não vão para o inferno, mas também não herdarão o reino dos céus, eles serão disciplinados, purificados por causa da justiça de Deus.
Vamos ver uma lista, de pessoas, que você estava mandando pro inferno e Paulo diz que eles, só não vão entrar no reino de Deus e de Cristo. 1ªCor 6:9 e 10. e Gal 5 19, Paulo está falando com crentes, vejam:
“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.”
Paulo repete quase a mesma fala em gálatas 5:19 a 21 vejam: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”
Para ir para o céu, e desfrutar do gozo eterno de eternidade a eternidade, é crer que Jesus é o Cristo o filho de Deus, para entrar no reino milenar de Cristo, tem que fazer as obras que Deus preparou para que os salvo andem nelas.
Se você não entender, sobre o reino dos céus, você vai condenar milhões de salvos ao inferno. Mas eles simplesmente são pessoas que perderam as esperanças, por causa dos evangelhos pervertidos.
Esse milhões, não sabem que AINDA tem jeito, confesso que desses milhões, muitos não creram nada, mas muitos creram, e segundo as estatísticas o número dos “desigrejados”, crentes que estão fora do rebanho, é maior do que os que estão no aprisco. Essas ovelhas perdidas estão esperando que eu e você, sai para buscá-las novamente para comunhão da Igreja
Eu quero terminar com 1ª Cor 15. 58 que esta na tela: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
Esta passagem é para falar com a liderança desta igreja, você que tem nos ajudado neste lugar, você sabe mas eu quero te lembrar, você no está trabalhando para o pastor Jorge, Ele é somente um que Deus escolheu para nos liderar.
Os líderes de departamentos, as professoras, os diáconos, os que estão aqui todas as sextas feiras orando pela igreja e para os que nos pede orações. Enfim todos que estão de alguma maneira envolvido nas obras que estamos realizando para Deus neste lugar, saiba de uma coisa,
Olha o que Deus tem para te dizer: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” Que Deus nos dê graça para continuar fazendo assim, até o dia que nos encontrarmos com ele no reino dos céus.
Se esta mensagem fez você refletir, e despertou você de alguma maneira, certamente vai ajudar as pessoas que você ama, tem muita coisa nesta mensagem que diz respeito a você, diz respeito às suas obras, que contarão para você entrar no reino dos céus. Então aproveita, manda o link desta mensagem para alguém, creia, Deus te recompensará por isso. Vai valer a pena.
Que a graça e a Paz de Cristo seja com você.
SiciAdriano, Outubro,o6,2023