O evangelho de Deus, este é o tema do estudo bíblico de hoje na carta de Paulo aos Romanos, uma boa notícia que nasceu no coração de Deus foi anunciada pelos profetas, nas sagradas escrituras;
Que Ele nos enviou, e que foi encarnada e ganhou vida em Jesus, e foi delegada ao apóstolo Paulo e a todos aqueles que receberam este chamado.
No meio da jornada, um cantil de água fresca.
Ouvi uma história uma vez, e quero contar para ilustrar, “A todos que receberam de Deus este chamado”: Dizem que uma pessoa se perdeu no deserto, e perdido por dias, quase morrendo naquele calor intenso e com muita sede.
De repente ele viu algo verde, ao se aproximar viu que ali tinha uma antiga bomba de tirar água, mas aquela antiga boba estava ressecada, e ele bombeava mas era ferro batendo em ferro e não saia água nenhuma.
De repente ele olhou do lado e viu um “cantil” (uma bolsinha de carregar água no deserto) ele com muita sede pegou o cantil para matar a sua sede, e ao pegá-lo viu que nele estava escrito:
Não beba a água, coloque na bomba, e bombeie que vai sair água com abundância; Mate sua sede e depois encha o Cantil e deixe para o próximo que virá. Uma dúvida enorme tomou conta de seu coração, por fim ele fez o que o aviso dizia.
Moral da história, todos que receberam um chamado de Deus, para ser um manifestante da glória de Dele na terra, esta carta de Paulo aos romanos será para nos da, Jesus for all church, como um “cantil” de água fresca, na nossa jornada para entender qual a vontade de Deus para cada um de nós.
O evangelho de Deus revelado pelo Espírito Santo.
Já disse a minha opinião, sobre o motivo que Paulo teve para escrever uma carta tão diferenciada, de todas as outras que ele escreveu, é que ele quis desmontar de uma vez por todas, os argumentos dos judaizantes em Roma.
Ele sabia que na igreja de Roma tinha muitos Judeus, era uma igreja mista, mas não somente os da igreja, consta que em Roma naqueles dias tinha 40 mil Judeus. E sabemos que todos os Judeus são separatistas.
Sabendo disso, Paulo escreveu esta preciosa carta que como já vimos na primeira aula se tornou o mais importante documento, para responder quaisquer questionamentos sobre o que é o evangelho de Jesus.
Claro que ele teve outros motivos, como veremos ao longo da nossa Jornada. Mas eu creio que como humano ele queria se precaver, mas o Espírito Santo, se encarregou de inspirar esta maravilha que temos nas nossas mãos.
Nós estamos estudando esta carta voltando nossas atenções para o significado do que Paulo escreveu, não excluindo, eventualmente outros comentários, mas o nosso foco será o significado,
Eu acredito, e estou apostando na possibilidade que estudar romanos voltado para o significado das coisas que Paulo está dizendo, levando em conta todos os contextos, será muito proveitoso para nós da Jesus For All Baptist Church,
Servo, apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Vamos começar, lendo o texto. 1:1 -17. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 2- O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, 3- Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
4- Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, 5- Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
6- Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. 7- A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo. Nos dias de Paulo, portanto na época que a carta aos romanos foi escrita, era comum indicar o nome e o destinatário logo na abertura das cartas. Como se vê aí no começo do verso um.
Paulo endereçou sua carta para todos os cristãos que viviam em Roma. Além disso, nesses sete versos Paulo incluiu um resumo do evangelho, que ele crer, e que ele vai mostrar nesta carta.
Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Ainda neste verso a gente percebe Paulo dizendo quem ele é, em três qualificações: Um: Ele é servo de Jesus Cristo; Dois: Ele foi chamado para ser apóstolo, e três, ele foi separado para o evangelho de Deus.
A palavra para servo, é escravo, literalmente; alguém que foi comprado por um preço, para trabalhar exclusivamente para seu dono. A audiência de Paulo em Roma, sabia muito bem o significado desta palavra, e entendia que tipo de relação ele tinha com Jesus.
Paulo está falando a respeito de um estado de servidão, ao qual uma pessoa se submete voluntariamente e por amor. Distinta da servidão imposta por outro, e sob força; situação que era bastante comum no império romano.
Chamado para apóstolo, Ele não se formou e foi consagrado apóstolo, ele não foi constituído apóstolo por algum homem ou instituição, ele foi chamado por Jesus para ser apóstolo, e você sabe o significado da palavra apóstolo? Um enviado para uma missão específica.
Ao usar o termo escravo, Paulo enfatiza a sua sujeição pessoal a Jesus Cristo. E ao chamar a si mesmo de apóstolo, ele se coloca no mesmo nível dos doze apóstolos e das demais autoridades designadas por Deus para Seu serviço.
Paulo coloca isso aqui, porque ele prevê, como sempre aconteceu: Acusação de que ele não era apóstolo, que ele não fazia parte dos apóstolos chamados por Jesus antes de ser crucificado, e por isso ele no início da carta já rebate estas acusações.
E não era somente esta acusação, ele sempre era acusado de ser um desviado do judaísmo, e que pregava contra a lei de Moisés, contra a circuncisão, contra o templo e contra tudo que constitui a religião judaica.
Separado para o evangelho de Deus.
Separado para o evangelho de Deus. Paulo foi separado por Deus como ministro do evangelho antes mesmo de sua experiência com Cristo na estrada para Damasco, ele relata isso em (Gl 1.15). Com o currículo que tinha (Fil 3.5,6), Paulo foi um excelente ministro para seu povo, os judeus.
A raiz da palavra, separado, é fariseu, farisaísmo foi o maior partido político religioso do Judaísmo, as pessoas que eram separadas para ensinar, fiscalizar e executar a lei de Moisés, Paulo está dizendo eu sou um fariseu do evangelho de de Deus.
Ele foi comprado como escravo, e recebeu do seu dono uma missão, para levar a notícia a respeito de quem é Jesus por todo o mundo. É muito significativo para a igreja de Roma, Paulo ter esclarecido estas coisas no início da sua carta.
Continuando verso 2: O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, ele diz que o evangelho que estará detalhado nesta carta, é o evangelho, prometido e anunciado no Antigo Testamento pelos profetas.
Veja que ele está querendo atingir o Judeus, que são os seus supostos opositores na igreja de Roma. Eu não prego um evangelho que tirei da minha cabeça, eu prego o evangelho de Deus, e ele está na bíblia de vocês, na Torá. Ele vai mostrar isso durante a carta.
O evangelho que eu prego está na bíblia de vocês, porque é o evangelho de Deus, e é Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne. Verso 3, Paulo está dizendo que o Jesus que ele prega, é o filho de Davi que os Judeus sempre esperou.
Ele, Jesus, foi, verso 4: Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Paulo diz que esse evangelhos trata a respeito de Jesus Cristo, com todas as credenciais que vocês, Judeus, exigem do Messias que vocês esperam.
Humanamente falando, Jesus era descendente de Davi, sendo verdadeira e completamente humano, mas, ao mesmo tempo, o divino Filho de Deus, pela ressurreição dos mortos.
O fato de Jesus ser descendente de Davi o vincula à aliança davídica. Quando Cristo retornar para reinar sobre tudo e todos, Ele cumprirá a promessa feita por Deus a Davi, que um filho de Davi sentará no trono e reinará para sempre, essa profecia está em (1 Crônicas 17:4-14).
A palavra traduzida por declarado, no início do verso 4, significa designado. Jesus não se tornou o Filho de Deus pela ressurreição. A ressurreição foi a prova de que Jesus é o Filho de Deus. no vv 3, Ele é o filho de Davi no vv 4 Ele é o filho de Deus.
No final do 4 ele diz: Jesus Cristo, nosso Senhor, a palavra para Senhor aqui é Kyrios, que é a mesma palavra que o Imperador exigia que fosse chamado, isto trouxe muitos problemas para os cristãos, porque chamar Jesus de Kyrios, era substituir a autoridade do Imperador pela autoridade de Jesus Cristo.
Resumindo, o que ele vai dizer nesta carta, é nada mais nada menos, que o evangelho que foi profetizado no velho testamento e que se cumpriu, com todas as formas em Jesus Cristo. E que pregar este evangelho era a base do seu apostolado e da sua missão.
Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. 5, 6.
Pelo qual recebemos a graça e o apostolado. Provavelmente Paulo considerou o seu chamado um presente divino. O propósito do seu apostolado era, para que todas as pessoas obedecessem pela fé o que ele ensinava sobre Jesus Cristo
Paulo queria levar todas as nações, incluindo judeus e gentios, à obediência a Cristo pela fé. Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. Com a expressão: sois também vós chamados, ele quer destacar aqueles que confiaram no Senhor Jesus como Salvador, ele fala a mesma coisa também em Rm 8.28.
O evangelho de Deus no velho testamento
Se a gente prestar a atenção neste versos de 1 a 6, percebemos que já tem ai uma prévia do conteúdo da carta. Ele fala do seu apostolado, ele fala qual o evangelho de Deus que ele prega, mostra que este evangelho está de acordo com as escrituras Judaicas, o velho testamento,
Ele explica que Jesus Cristo é o Messias esperado das nações, que esse Cristo é homem e também Deus encarnado, explica porque ele está escrevendo uma carta para quem ele não conhece, os Romanos, mas os Romanos são gentios, e ele foi chamado para anunciar este evangelho aos gentios.
Tudo isto está claro aqui neste seis versículos, então ele termina sua introdução com Rom 1:7 . A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Assim ele fecha as saudações iniciais.
A palavra traduzida como graça, significa favor imerecido de Deus, é aquilo que nos capacita a ser e fazer o que Deus quer. Já a paz de Deus é o elemento que nos permite estar em harmonia perfeita com o Senhor, com nós mesmos e com os outros.
Essa forma de saudação equivale ao “shalom”, que é uma palavra hebraica e significa a totalidade da vida cristã. É uma harmonia, na vida que experimentou a pacificação de Deus.
Paz, saúde e prosperidade nos relacionamentos a partir de nós mesmo; só será possível depois de experimentarmos a pacificação com aquele que nos chamou, assim em paz com Deus podemos desfrutar da sua graça.
Não foi Paulo que plantou a Igreja em Roma.
A partir do verso 8 até o 15 ele começa a dizer o motivo desta carta, porque ele está escrevendo uma carta para igreja de Roma, uma igreja que ele não conhecia mas a desejava como base para missões na Espanha.
Vamos ler o 8 e o 9: Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 9 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Não foi Paulo que plantou a Igreja em Roma, especula-se que ele apesar de ser cidadão Romanos, nunca tinha ido a Roma. Como já vimos em aulas anteriores, não sabemos quem plantou a igreja em Roma.
Os estudiosos creem que foram alguns Judeus, que visitavam Jerusalém por ocasião da festa do Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado. No verso 10 de atos dois diz que lá estavam alguns visitantes vindos de Roma.
Supõe que eles se converteram naquele dia, foram batizados, e depois de volta a Roma começaram a igreja, o que se conclui que quando Paulo escreve esta carta a eles, a igreja já tinha quase 30 anos de existência.
Como Paulo diz no vv 8 a igreja era muito grande e conceituada, a igreja tornou-se tão influente que por volta do ano 54, houve uma contenda entre os Judeus da igreja, que chamou a atenção do Imperador, que por causa da contenda acabou por expulsar de Roma todos os Judeus que viviam por lá.
Foi nesta época que Paulo conheceu Priscila e Áquila, que eram da igreja de Roma e estavam em Corinto, e fez parte do grupo missionário de Paulo por pelo menos uns 2 a três anos, quando voltou para Roma, já que o Imperador Cláudio deu lugar a Nero.
É interessante dizer que, a contenda entre os Judeus, foi causada pela instigação de uma pessoas chamada CRESTO, que muitos dizem que este Cresto é na verdade Cristo, pois tanto o historiador como o Imperador não entendia nada de religião, então mandou embora todos o Judeus.
Cristãos Judaizantes perseguindo judeus cristãos, o imperador não entendendo nada expulsou os Judeus de Roma. Como eu disse, poucos anos depois eles voltaram e foram reintegrados à igreja, uma igreja de Jesus nunca morre totalmente.
Os romanos na lista de orações de Paulo.
Verso 8 – Em todo o mundo é anunciada a vossa fé. A fé dos cristãos da igreja de Roma, nos dias que Paulo escreveu esta carta, era tão vigorosa que seu testemunho atingia todo o mundo conhecido da época. Paulo sabia que se fosse bem recebido pela igreja, ele poderia de lá alcançar a Espanha.
Sempre em minhas orações. A palavra, sempre, indica que Paulo tinha na sua lista de orações constantes, a igreja de Roma estava na sua lista, e ele invoca o testemunho de Deus para não deixar dúvidas que eles eram alvo das suas orações.
Vejam o que Paulo está pedindo nas suas orações. em minhas orações, sempre pedindo, se for da vontade de Deus, uma oportunidade de ir vê-los. Se for a vontade de Deus ir visitar vocês, Paulo estava sempre sujeito à vontade de Deus.
A expressão comunicar algum dom espiritual, não significa que Paulo ensinava sobre dons espirituais, cura ou profecia. Significa que ele exercitava os seus dons espirituais e queria ir a Roma compartilhar seus dons espirituais com os irmãos, e ao fazê-lo, abençoaria aqueles irmãos em Cristo.
O evangelho de Deus confirmado em Roma
Para que sejais confirmados, é provável que a igreja de Roma ainda não tinha sido confirmada por nenhum dos apóstolos, ou enviado deles. Se lembrarmos bem, naqueles dias as novas igrejas eram confirmadas por alguns dos apóstolos de Cristo.
Foi o caso de Pedro e João na igreja da Samaria, e de Barnabé, enviado pelos apóstolos, a igreja de Antioquia. Então quando Paulo diz: para que sejais confirmados, Ele está dizendo que, ele quer dar legitimidade a aquela igreja como Igreja de Jesus Cristo.
Mas não é somente isto, ele quer além de dar algo de Deus para igreja ele quer também receber, ter comunhão com a igreja e ser edificado na sua vida espiritual com o calor daqueles irmãos.
Não sei se você percebeu, não falei antes, me esqueci, mas nesta sequência ele apresenta três motivos que o fazem querer visitar a igreja de Roma: Um, confirmar a igreja; Dois, desfrutar da comunhão dos irmãos e três, e aprender mais com as experiências deles.
Não foi desta vez que Paulo foi a Roma.
Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. Rom 1:13.
Aqui, ele revela que já tinha feito vários planos de ir a Roma, mas nunca deu certo. As vezes ficamos tristes quando não temos nossas orações respondidas, e nossos desejos são travados por Deus. se com Paulo era assim imagina com você e eu.
Paulo confessa que tem tentado ir até eles, e nós hoje sabemos que essa tentativa dele, aqui escrevendo esta carta, também não vai dar certo. Ele estava em Corinto, indo para Judéia entregar a oferta ao Santos e pegar um navio e ir para Roma.
Mas o que aconteceu? Ele chega a Jerusalém, e quase é morto pela multidão dos Judeus, que gritavam, mate-o, mate-o, se não fosse os soldados romanos acudir, eles o tinha linchado na porta do templo. você pode ler tudo isto em Atos a partir do capítulo 21.
Ele é preso mandado para uma prisão em Cesaréia, e ali ele fica mais dois anos, frustrando todos os planos de ir a Roma, na prisão de Cesáreia, como cidadão romano ele apela para ser julgado pelo Imperador e como prisioneiro ele é levado para Roma.
Todos que são chamados são devedores.
No verso 14 e 15, Paulo escreve: Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; Por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.
Aqui, também ele apresenta mais três motivos para ir a Roma. Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; O que fazia Paulo se sentir um devedor no seu ministério?
Um, é porque Ele mesmo foi alcançado por este evangelho da graça que anuncia, ele conheceu a salvação pela justificação pela fé, e não conseguia olhar para uma pessoa, e conter em si mesmo o desejo de compartilhar daquilo que recebeu.
Por isso ele era devedor, porque ele tinha uma notícia de salvação para os perdidos, não importava quem, gregos, gentios e ignorantes. A gratidão de quem recebeu algo tão extraordinário, que não compartilhar o constrangia.
Dois, é porque ele tinha consciência do seu chamado, Jesus o constituiu apóstolo com uma missão, por isso ele era devedor. Era uma dívida moral, é como você receber uma tarefa de levar uma grande quantia a alguém, você é um devedor.
Você é um devedor, e não é um devedor simples, você é um devedor duplo, porque você deve aquela quantia ao remetente e enquanto não entregar, também é devedor do destinatário, creio que era assim que o apóstolo Paulo sentia.
Três, Ele se sente devedor por que estava pronto, ele não via nenhum impedimento, Eu estou pronto, nasci para isto e nada vai impedir que eu cumpra o ministério que recebi.
Verso 15 Por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.
Este verso resume a primeira parte da carta, apresentação, saudações. Lembramos que no 14 ele disse que é devedor, e o dever de quem deve é pagar o que deve, e ele diz eu estou pronto para pagar o que devo a vocês em Roma.
Hoje paramos aqui, aprendemos qual é o evangelho de Deus que Paulo quer pregar aos Romanos, na próxima semana continuaremos na passagem de Romanos 1:16,17, que é para todos os estudiosos o tema central desta carta.
E coincidentemente foi a passagem que despertou em Lutero a Luz do evangelho de Deus, e deu início ao que chamamos de, a reforma protestante, e daí pra frente o mundo nunca mais foi o mesmo, porque a igreja voltou para a bíblia.
A Justiça se revela no evangelho de Deus, isto é o que vamos falar na próxima aula, espero que você não perca, porque é agora que vamos começar de fato, a entrar fundo nas doutrinas desta maravilhosa carta, eu espero você.
Minha oração de todos os dias é que o Senhor possa abrir o seu entendimento.
Sici Adriano 20 de fevereiro de 2023.