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Não me envergonho do evangelho da cruz.

Não me envergonho do evangelho, esse será o tema do nosso estudo desta semana, vamos examinar o significado destas palavras, na vida do apóstolo Paulo, e o que o levou a ser o maior pregador do evangelho que antes era para ele uma vergonha. 

Nosso texto está no capítulo 1 16 a 17  não me envergonho do evangelho porque é o poder de deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego, visto que a justiça de Deus se revela no evangelho de fé como está escrito o justo viverá por fé 

Semana passada nós vimos como o apóstolo Paulo se dirige as cristãos de Roma, na introdução da carta vv 1 a 7 e depois vimos como ele revela a sua intenção de fazer uma visita a eles, de 8 até o verso 15 

Nesta época Paulo estava a caminho de Jerusalém levando uma oferta missionária para os cristão da Judeia, e de lá pegar um navio e ir para Roma, e de lá, depois de passar um tempo com eles ir para Espanha.

Não foi Paulo que fundou a igreja de Roma, entretanto ele conhecia muita gente que era daquela igreja, no último capítulo desta carta tem uma relação de pelo menos 24 pessoas, quando você puder dê uma lida.   

Paulo tinha muitos motivos para visitar a igreja de Roma, na cabeça dele quando escreveu esta carta, como já vimos, ele desejava ter comunhão com os irmãos de Roma, ser abençoado com as experiências deles.

Ele queria também confirmar a fé deles, pregar o evangelho para os romanos não convertidos, porque ele se sentia um devedor, não somente aos romanos mas a todos, tanto a gregos, com uma bárbaro, tantos sábios como ignorantes.

E no verso 15 o último da lição anterior, ele disse que, no que dependesse dele, estava pronto a ir a Roma,  e em seguida ele faz essa declaração que acabamos de ler, que está nos versos 16 e 17 da nossa bíblia.

Esses dois versos são o resumo da carta aos romanos, é sobre isto que ele vai nos ensinar, ao longo de toda a carta. Foi aqui, a partir desses dois versículos que Martinho Lutero, entendeu o caminho da salvação.

E isso no século 16  deu origem à reforma protestante, Lutero entendeu o que é a justificação pela fé, que é a forma como Deus salva o pecador é mediante a fé, na pessoa de Jesus Cristo, foi isto que trouxe de volta à igreja para a Bíblia.  

Nosso estudo hoje será sobre este dois versos, eu espero que Deus abra os nossos entendimentos para compreender o peso das verdades que estão contidas aqui, vamos começar com a declaração que está no começo do verso 16

Porque eu não me envergonha do evangelho.

Paulo era judeu, Paulo tinha sido um perseguidor dos cristãos, ele entendia que Jesus era um falso profeta, e que os seus seguidores eram uma ameaça ao judaismo, que para ele era a verdadeira religião.

Aqueles seguidores de Cristo precisavam ser eliminados, ele chegou a obter uma autorização das autoridades de Jerusalém para caçar cristãos nas cidades circunvizinhas. Ele prendia e levava esses os cristãos para Jerusalém onde eles eram torturados, encarcerados e em alguns caso eram mortos, como o de Estevão, narrado em atos capítulo 7 apedrejados até a morte.

Um dia Paulo conheceu o Jesus, que perseguia no caminho de damasco, e o perseguidor se tornou um adorador,  se tornou um seguidor daquilo que ele antes perseguia, que odiava e do qual tinha vergonha.

Ele se entrega à fé, e não somente isso, ele dedica a sua vida a pregar o mesmo evangelho que antes odiava, e como vimos na nossa primeira aula, ele plantou mais de 50 igrejas, alguns comentaristas dizem que foram mais de cem. 

A declaração dele, eu não me envergonho do evangelho, ganha um sentido extraordinário quando a gente lembra quem é o que está dizendo isso. Era um homem para quem antes o evangelho era motivo de vergonha para ele, e para toda a nação de Israel.

Convertido, ele não se envergonhava do evangelho, na verdade ele sentia grato por ter crido no evangelho, ele sentia privilegiado, porque Cristo lhe apareceu e mostrou a verdade, ele se sentia um abençoado por Deus por ter tido aquela revelação no caminho de damasco. 

A segunda coisa pela qual Paulo dizia eu não me envergonho do evangelho, é porque naqueles dias era vergonhoso ser cristão. Era vergonhoso fazer parte daquele povinho, que era perseguido de um lado pelos Judeus e do outro pelos romanos.

Era uma vergonhoso ser Cristão porque Jesus era judeu, e aquele povo que seguia Jesus dizia que  ele era Messias que os Judeus esperavam. Em 1ª Cor 18, Paulo diz que pregava um Jesus, que era um escândalo e loucura para os povos.  

No mundo daqueles dias era vergonhoso a morte de cruz, e Jesus morreu daquela forma. Para o império romano era forma mais vergonhosa de morrer, era um instrumento de crucificação e tortura para os piores criminosos. E agora Paulo vai na capital do império dizer que aquele homem que morreu pendurado naquela cruz, é o filho de Deus.

Aquele que foi rejeitado pelo seu povo, e executado por Pôncio Pilatos, aquele na verdade era Deus, era o Deus que tinha o poder de salvar e transformar o pecador. Eu imagino Paulo tendo que pregar isso nas cidades orgulhosas de Roma, e aos ouvidos arrogantes dos romanos.

E é  por isso que ele disse, eu não tenho vergonha, eu quero ir em Roma anunciar esse evangelho, e não me envergonho, não tenho vergonha nenhuma de proclamar que Jesus Cristo é o filho de Deus, e que a sua morte é redenção para todos que creem.

Não me envergonho do evangelho porque é o poder de Deus.

O motivo pelo qual Paulo disse que não sentia vergonha de ser cristão e pregador do evangelho, está no final do verso 16, eu não me envergonho do evangelho, e ele dá explicação, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego 

Longe de ser uma fraqueza como talvez os romanos pensavam, o evangelho na verdade era manifestação do poder de Deus, muita gente não entende isto, É no evangelho que o poder de Deus se manifesta de maneira mais extraordinária e clara, e por isso eu não me envergonho do evangelho.

Primeiro, a humanidade está perdida e estou falando de maneira inclusiva, todos sem exceção, os gregos e os bárbaros estão perdidos, Paulo vai explicar isso no restante deste capítulo, nós vamos começar a estudar isto na próxima semana.

Ele vai dizer que mesmo os gregos e bárbaros que nunca ouviram o evangelho estão perdidos, estão condenados, porque eles rejeitaram a revelação que Deus fez de si mesmo, na natureza e na consciência de cada ser humano. 

E que embora eles tenham suas próprias religiões, e seus deuses, eles estão cegos, eles não conhecem a verdade, estão endurecidos e pensam que são sábios, mas estão debaixo da ira de Deus, estão caminhando para a condenação eterna.

Eles precisam de salvação, por isso que Paulo quer ir para a Espanha pregar o evangelho, por isso que ele quer ir a Roma, para que a igreja o apoie em seus esforços missionários, para chegar até os espanhóis com a pregação do evangelho.

Não me envergonho do evangelho por a humanidade está perdida

Se Paulo não acreditasse que os espanhóis estavam perdidos, ele não teria plano de ir a Espanha nem a Roma, mas quando ele fala o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, ele está com isso dizendo que a humanidade está perdida

 Que a humanidade precisa de salvação, e não somente os gregos, os bárbaros, os idólatras que viviam nas trevas da ignorância, mas os próprios judeus, ele vai explicar isso a partir do capítulo dois, até a metade do capítulo três.

Ele vai dizer que até os judeus que primeiro receberam a revelação de Deus, de modo oral pelos patriarcas e também  pelo antigo testamento, eles receberam as alianças, as promessas, o pacto, de quem veio o Messias, de quem são as escrituras, de quem é o culto.

Porem até os judeus estão perdidos, porque eles receberam a lei de Deus, mas não entenderam como o evangelho se revela, eles pensavam que a lei era um caminho de salvação e criaram uma religião legalista, uma religião de mérito, tentando se salvar pelo cumprimento das obras da lei 

Tanto os gregos, romanos, espanhóis os bárbaros, quanto os próprios judeus estão perdidos, no capítulo 3, Paulo faz aquela declaração, que é tão conhecido, porque todos pecaram, todos os judeus e não apenas os judeus todos pecaram e carecem da glória de Deus 

E essa condenação se estende a toda a raça humana, independente de nacionalidade de gênero de cor, da idade, os nossos filhos estão perdidos, os nossos adolescentes estão perdidos, nossos jovens estão perdidos, os nossos adultos os nossos velhos também.

Toda a raça humana, não tem exceção, estamos manchados pelo pecado e condenados, porque Deus é justo, ele é santo, e ele conhece cada pessoa, essa declaração pra ser entendida, de que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,     

Pressupõe-se primeiro essa verdade, o estado em que a humanidade se encontra. E aqui você vai perceber a diferença entre o cristianismo e as outras religiões, porque as outras religiões insistem em dizer que o homem, pode encontrar salvação por outros caminhos diferentes. 

O cristianismo começa com uma má notícia, você é pecador! Você quebrou a lei de Deus por isso você está debaixo da ira de Deus, um Deus que é poderoso para fazer você sofrer eternamente no inferno, é isso que o cristianismo começa dizendo

É isso que ele ensina, por isso é diferente de todas as outras religiões, é o único nesse sentido, então essa é a primeira coisa que nós temos que observar. Que todos sem exceção estão condenados a ir para o inferno. Porque todos pecaram.

A segunda, está na declaração de Paulo quando ele diz o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, é o poder que este evangelho tem de transformar a vida do mais simples ao mais terrível pecador da face da terra

O evangelho é a boa notícia de que Deus, no seu grande amor por essa humanidade perdida, Deus enviou seu filho Jesus Cristo nascido de mulher, nascido como um de nós, participantes da nossa natureza humana.

Eu não me envergonho do evangelho da cruz

Terceiro, o principal motivo para dizer que o evangelho é  poder de Deus para a salvação de todos os que creem, é o poder do amor que emana da cruz.

Foi na cruz do calvário como nosso representante que ele suportou a ira de Deus sobre si, e o castigo que nós merecemos, o Deus santo, direcionou tudo sobre o seu próprio filho naquela cruz. Foi por amor, um amor inexplicável,  impossível de ser entendido, por isso que Paulo diz que é para os que crê.

Não existe lógica humana para alguém deixar seu trono para morrer por uma pessoa como você. Você não merece, a bíblia está certa você merece é ir para o inferno. Esse amor é loucura, e é através desta loucura que Deus, decidiu salvar o mundo. 

A mensagem da cruz é a mais poderosa palavra que temos para anunciar, isto motiva Paulo, motiva cada um que já creu nesta dinamite. pois esta é a mensagens que trás salvação. 

Porém Paulo lembrou muito bem ao afirmar que essa mensagem, é escândalo para os judeus e loucura para os gregos, pois como é possível alguém que morreu de forma humilhante na cruz, ter o poder de salvar a humanidade? Como pode o maior símbolo de maldição ter tamanho poder?

Então longe de ser um momento de fraqueza como talvez os romanos pensavam, ali você tem a revelação do poder de Deus, quando aquele homem na cruz derramou sua última gota de sangue e grita deus meu Deus meu por que me desamparaste,

Um inocente, o único que veio a terra e não pecou, crucificado, se sentindo abandonado, aquilo era na verdade a manifestação do poder de Deus, porque ali ele estava levando sobre se a nossa iniquidade.

E a salvação vem através dessa terrível e vergonhosa notícia, a nossa salvação vem através do anúncio dessa verdade, desse fato, desse ato Salvador de Deus, que em Cristo Jesus, justificou todos aqueles que crer. 

O evangelho nos salva em todos os sentidos

Quando Paulo fala de salvação aqui, nós temos que entender a palavra salvação no contexto da carta aos romanos, quando a gente lê salvação aqui a gente pensa geralmente que é somente salvação da condenação do inferno.

Mas na verdade o evangelho nos salva em todos os sentidos, vou citar três, que eu considero os mais importantes: Um, o evangelho nos salvar da culpa do pecado, e portanto nos coloca em paz com Deus, 

Dois, o evangelho nos salva do poder do pecado, aqui nesse mundo, e nós aprendemos a largar os nossos hábitos, a vencer os nossos pecados, as tensões do nosso coração a subjugar os desejos mais íntimos da nossa alma, e a viver fazendo o que é certo, amando próximo e perdoando.

Três, o evangelho nos salva da presença do pecado, porque um dia o nosso redentor voltará, a ressurreição dos mortos acontecerá, e nós participaremos com ele na consumação de todas as coisas, a redenção e a salvação final, quando então o pecado será extinto, definitivamente na história da raça humana.

É uma salvação completa, não somente da culpa do pecado, mas também do poder do pecado e, da presença do pecado na ressurreição dos mortos. É assim que Deus salva pecadores, condenados ao inferno de fogo.

Não há nenhuma outra forma de salvação dada aos homens, a não ser pelo poder transformador que vem do anúncio deste evangelho da cruz de Cristo no calvário, e é por isso que Paula diz, eu não me envergonho do evangelho, porque ele é o poder de Deus que transforma pecador.

O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, porém tem muita gente hoje atrás de poder, na verdade a gente pode quase que dizer que grande parte dos evangélicos vivem aquilo que a gente chama religião de poder.

Os evangélicos querem ser poderosos, eles querem ter poder, poder parar conquista, poder para receber os seus sonhos, poder para vencer na vida, poder para derrubar gigantes, poder para conquistar a terra prometida,

De fato o evangelho é uma religião de poder, mas não no sentido que os evangélicos buscam, a maior demonstração do poder de Deus, não é de dar a você um carro do ano, a casa própria, um bom emprego, um bom casamento.

Há mais manifestação do poder de Deus, na sua salvação da culpa, na sua salvação do poder e da presença do pecado, do que em qualquer outro ato miraculoso que Deus, que por ventura queira fazer.

O cristianismo não é uma religião formal

Quando eu penso no evangelho como sendo o poder, isso me leva à conclusão de que o cristianismo ele não é uma religião formal. O cristianismo não é só você cumprir determinados atos, vir à igreja para escutar um sermão.

Ser Cristão não é você se tornar membro de uma igreja, dar oferta, dar dízimo participar de alguma atividade, participar dos adolescentes dos jovens, cantar no louvor, isto não é o cristianismo 

Ser Cristão é você ter experimentado esse poder de Deus na sua vida, não é uma religiosidade formal de realização humana. É uma experiência libertadora que vem através do evangelho, quando você experimenta o poder de Deus, e são poucos os “Cristãos” que experimentaram isto.

Como é que Deus justo pode salvar pecadores?

Paulo termina no verso 17 explicando em que sentido o evangelho é o poder de Deus para a salvação, e a explicação está nesta frase do verso 17, aqui: A justiça de Deus se revela no evangelho de fé e fé. 

A justiça de Deus se revela, a palavra revela aqui, e também em toda a bíblia, é o ato que está além do visível, revelar no sentido bíblico da palavra é a implantação na consciência humana, de uma verdade que vem diretamente do coração de Deus para o seu coração.

É algo que gera na consciência de quem recebe, uma certeza inabalável. É quando pela misericórdia de Deus os olhos do nosso entendimento são abertos, e aquilo que no intelecto a gente já sabia, mas ainda não tinha o poder transformador que só o Espírito Santo pode fazer.

É quando o poder do evangelho vira verdade, e compre o que João escreveu em, Jo 8: 32. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Isto é o sentido bíblico da palavra revelação.

A justiça de Deus aqui, não é somente aquele atributo de Deus, “Deus é justo” ninguém tem dúvidas de que Ele é. Porém esse é um grande problema para todas as pessoas que ainda não receberam a revelação do evangelho que Paulo diz não se envergonhar. 

A justa justiça de um juiz, é aquela que trata todos de acordo com o mérito, um juiz justo é aquele que condena o culpado e absolve inocente. Isto é fazer justiça e todo juiz julga com justiça age assim. Nós sabemos que Deus é justo, e ele não faz acepção de pessoas, o culpado será condenado, e o que não tem pecado será absorvido.

Mas aí está o grande problema, não há nenhum justo na raça humana, a verdade bíblia nos diz que, todos pecaram, que o pecado não ficará sem punição, que a alma que pecar, essa morrerá, que o salário do pecado será a morte. Então como é que Deus justo pode salvar pecadores?

Seria a mesma coisa de um juiz diante de um réu confesso, uma pessoa culpada de quem não resta a menor dúvida; Aí na hora do julgamento o juiz diz: você está absolvido, pega as suas coisas e vai embora para sua casa, você está livre.

Todos nós ficamos revoltados com isso, todo ser humano tem senso de justiça dentro de si. É revoltante uma coisa dessa, isso provoca uma indignação nacional, escândalo, uma vergonha mundial.

É a mesma questão com relação a Deus, como é que um Deus justo, pode salvar pecadores? Não pode, “é impossível para Deus”. Deus é justo, ele tem que condenar, Deus não pode salvar ninguém, tem que condenar a raça humana toda ao inferno.

Então, como lidar com esta impossibilidade de Deus? A resposta está no evangelho, é no evangelho que a justiça de Deus é revelada. É o que está escrito no vv 17: a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé.

O evangelho é a boa notícia de Deus, e porque é uma boa notícia? É porque nenhum Juiz pode julgar um criminoso duas vezes, é por isso que que somente para os que creem, e é de fé em fé. 

Deus julgou os nossos crimes na cruz do calvário.

É isto que Paulo está dizendo quando diz que, a cruz escândalo para os judeus e loucura para os gregos, é por isso que é vergonhoso para todo homem que ainda não teve essa revelação. é por isso que sábios e inteligentes não entendem a nossa fé. 

Deus nos mandou seu filho, que assumiu a nossa natureza e como nosso representante, e naquela cruz a condenação que nos era para mim, Deus fez cair sobre Ele, Deus mostra sua justiça, Deus justo ele tinha que castigar o pecado. O castigo que nos traz a paz, caiu sobre ele, e sobre as suas pisaduras nós fomos sarados.

Assim Deus toma a justiça de Cristo, porque ele era perfeito e sem pecado, e transfere para  mim pecador, uma troca na cruz do calvário, Cristo leva a minha culpa e eu recebo a sua justiça. Esse certamente era o maior motivo para Paulo dizer, eu nao me envergonho do evangelho.

É assim que um Deus justo justifica pecadores, ele continua sendo justo, pecado foi castigado, e agora ele transfere os méritos de Cristo para o pecador, de forma que ele agora pode receber o pecador; Ele olha para o pecador em Cristo, e não há mais nenhuma condenação, nos vamos ver isto com mais detalhes no cap 8.

E só para lembrar, essa salvação é completa em todos os sentidos, não somente da culpa do pecado, mas também do poder do pecado e da presença do pecado na ressurreição dos mortos.É assim que Deus salva pecadores, condenados ao inferno de fogo.

Esse foram os motivos pelos quais o Apóstolo diz eu não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer. 

Aqui termina o nosso estudo de hoje, semana que vem, se Deus quiser voltaremos, com a 4ª aula na carta que Paulo escreveu aos romanos.

Que o SENHOR te de revelação para entender e crescer na graça e conhecimento do evangelho.

Março02, 2023, Siciadriano.