No momento, você está visualizando Há um Rei reinando em nós, Isaías 32:1 a 8.

Há um Rei reinando em nós, Isaías 32:1 a 8.

Há um Rei reinando em nós. Isaías 32:1 a 8, este é o tema do nosso sermão de hoje, quero antes de tudo agradecer a Deus pela sua vida, você que está presente hoje no nosso culto e também aos nosso irmão que nos acompanha pela live, nas nossas redes sociais. 

Há um Rei reinando em nós e somos poucos.

Quem presta atenção no que eu ensino nas minhas pregações e estudos bíblicos, já sabem que tudo está fundamentado, na vontade de Deus para os seus filhos na terra. E eu não sou o único, existem milhares de pastores e líderes, que estão fazendo o mesmo. Eu creio de todo o meu coração que a tarefa mais importante da igreja é arrebanhar e preparar os filhos de Deus para viver em sincronia com a vontade de Deus enquanto ainda estão aqui na terra.

Pensa comigo, para que estamos aqui? Qual foi o propósito de Deus em criar a humanidade, e dentre está humanidade escolher alguns poucos, pouquíssimos, para vir a está terra com uma missão especial? A vontade de Deus é que os seus filhos possam manifestar o amor dEle aqui.

O que eu estou tentando fazer na terra, reflete o que eu ensino e prego na igreja onde Deus me colocou. E tudo está fundamentado em Gênesis 1 e 2, no princípio que está fundamentado lá, que não está claro quando alguém , a grande maioria, lê aquele texto de forma literal. Mas aquele princípio está em toda a bíblia. Uma das passagens básicas desta doutrina está em Rm 8:28 a 30 uma passagem que muitos, aqui, já sabem de cor, vou ler para você: 

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, ELE predestinou aqueles que de antemão, ou seja antes de tudo existir, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Esses são poucos, pouquíssimos.

Predestinados para reinar com Jesus.

A palavra predestinação tem suscitado muita polêmica e debates desde muito tempo. Os grupos que defendem a predestinação, afirmam que Deus predestinou alguns para o céu, e outros para o inferno. Eu creio na predestinação, porém é diferente de tudo que ouço nos debates, “Eu não fui predestinado para o céu, Deus antes da fundação do mundo me predestinou para vir a esta terra para cumprir um propósito. 

Por tanto eu não vou para o céu, eu vim de lá e quando terminar a minha missão aqui na terra eu voltarei para o lugar de onde eu vim. Ou não foi assim com o nosso irmão primogênito? Jesus veio a esta terra com uma missão, depois de cumprir, ele voltou para junto do pai, comigo e com todos os escolhidos não será diferente.  

Quando digo pouquíssimos, eu penso: será quanto serão? Os EUA têm 330 milhões. de pessoas O mundo tem 8 bilhões de pessoas. se fosse só os americanos seria muito poucos? Oito bilhões para 330 milhões, poucos. O Brasil tem 212 milhões de pessoas, se fosse só os brasileiros seriam pouquíssimos. concorda? De fato são poucos, a bíblia afirma que são poucos. Mas são escolhidos, de todas as nações, povos, tribos e línguas. Quantos brasileiros estariam incluídos entre estes escolhidos?

Esses poucos, que todas as coisas contribuem; (e quando Deus diz que todas as coisas contribuem, são todas mesmo, as coisas boas e as ruins). Esses poucos, que foram escolhidos, chamados, justificados, glorificados e predestinados para serem conforme a imagem de Jesus na terra, eles sabem que são, O Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Você se lembra desta passagem? 

Há um Rei reinando em nós e nós não duvidamos.

Os que ainda não sabem, se foram ou não escolhidos, mas que, já frequentam uma igreja, é porque ainda não converteram, ou, não vão converter nunca, Um dia Jesus estava pregando para os Judeus, no capítulo 10 de João, de fato ele já vinha pregando desde o capítulo 8, no 10, verso 26 Jesus disse uma frase, chocante para muita gente, que corrobora com o que eu estou dizendo. Vejam o verso 26: mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

Jesus disse claramente que aqueles Judeus não iriam crer. Este pode ser o caso, daqueles que já estão na igreja a anos, e ainda não converteram. Eles são como patos na água; você pode pegar um pato e segurá-lo no fundo da água por muito tempo, quando você soltá-lo ele se sacode e você verá que ele não se molhou. Há aqueles que vão ouvir, ouvir e não vão compreender, vão vão ver, ver e não vão enxergar.

Quando alguém, que já está na igreja a anos, e ainda não converteu, mas em fim, quando estes se converte, Jesus muda de lugar no coração deles, na vida deles; muitas vezes Jesus está em terceiro, quarto ou quinto lugar, quando acontece a conversão, Jesus passa a ocupar o primeiro lugar na vida deles, e aquela pessoa passa a produzir frutos, e os seus frutos permanecem.

Mas ainda tem muita gente lá fora, que ainda não foram chamados, eles estão, ainda, atolados no lamaçal do pecado, estão dormentes, ainda não respondem ao estímulo da palavra. Eles ainda não foram chamados. E é por isso que mantemos aquela porta aberta. Tentando acordar os que já estão aqui, e tentando trazer outros que ainda estão lá fora do aprisco.

Há um Rei reinando em nós. Eu quero ler a profecia que está em Isaías 32:1 a 8, vamos ler. Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão os seus príncipes.

Cada um servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta.

Os olhos dos que veem não se ofuscaram, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente.

Ao louco jamais se chamará nobre, e do fraudulento jamais se dirá que é magnânimo. Porque o louco fala loucamente, e o seu coração obra o que é iníquo, para usar de impiedade e para proferir mentiras contra o Senhor, para deixar o faminto na ânsia da sua fome e fazer que o sedento venha a ter falta de água.

Também as armas do fraudulento são más; ele maquina intrigas para arruinar os desvalidos, com palavras falsas, ainda quando a causa do pobre é justa. Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará.

Eu li até o verso 8 mas vou falar somente até o verso 4. Li até o verso 8 por causa do contexto e para que você entenda a minha introdução.

Esta é uma profecia que durante muito tempo ela foi lida como uma profecia que fala do milênio, Num dos seminários que estudei, teve uma disciplina chamada “estudo das profecias”, e esta aqui estava na lista de profecias que se cumpriria no milênio. Naquela época, eu não quis polemizar, mesmo porque eu era um calouro, tinha acabado de ter um encontro com Deus, e estava começando minha jornada.

Não sei se todos sabem o que é o milênio, têm uma turma aqui, que não gosta de estudo bíblicos, certamente têm alguém aqui que não sabe, o que é o milênio, eu vou explicar. Jesus vai arrebatar os seus, os escolhidos, e depois de sete anos ele vai voltar a esta terra, e vai estabelecer um reinado, de mil anos.

Eu vou explicar melhor a sequência dos acontecimentos futuros narrados na bíblia.  Assim você entenderá quando será o milênio.

O reinado do anti-cristo será de sete anos.

Antes eu quero dizer que esta é uma interpretação quase majoritariamente Batista, existem outras interpretações, dos últimos tempos. Isso não quer dizer que as outras estão erradas, todas têm fundamentos bíblicos, a diferença está na ordem dos acontecimentos dos últimos dias da humanidade antes da eternidade de Deus.

Jesus virá nas nuvens e nós vamos nos encontrar com ele nos ares, os mortos, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, e os que estiverem vivos, se juntaram a eles e subiram até as nuvens, eles vão cair para cima, e encontraram com Jesus nos ares, e serão levados para um lugar. Lá eles irão participar de um jantar de gala, com ‘muito vinho’. por sete anos. “as bodas do cordeiro” uma festa de casamento, que vai durar sete anos.

Assim que nós sairmos o anti-cristo assumirá o controle da terra. O anti-cristo será um cara muito bom, um governante amado, querido e aceito por todos, ele será um político espetacular, como nunca existiu aqui, os projetos dele, para acabar com a fome, com as guerras e com os rumores de guerra serão prontamente aceitos por todas as nações.

Ele fará um acordo com Israel e  com todas as outras nações da terra, que inicialmente durará sete anos; é o começo de uma NOVA ORDEM MUNDIAL O anti-cristo será o presidente desta nova ordem. ele será o governador do mundo, muita coisa vai acontecer neste sete anos eu não vou entrar em muitos detalhes porque não é este o nosso tema hoje. 

Mas um dado importante é que na metade do pacto ele vai exigir adoração para si, os Judeus que são gatos escaldados, vai negar adora o anti-cristo, aí começa o que a bíblia chama de a grande tribulação, se você não sabe o que é procura saber. No final deste sete anos, Jesus voltará, desta vez, pessoalmente, todo olho verá, com todos aqueles que foram arrebatados antes. Aí começa o milênio de paz. 

Aqueles que voltaram com Ele vão governar com Ele esses mil anos. Sai o falso cristo, o enganador perverso e entra o verdadeiro. Jesus vai reinar por mil anos, e será um tempo de delícias e muita paz. Esta é a sequência dos acontecimentos antes do milênio,  

Há um Rei reinando em nós hoje aqui e agora.

Mas a profecia que acabamos de ler, Isaías 32, que diz que há um rei reinando, com quanto está falando que há um rei reinando e com ele os seus príncipes, há uma grande diferença se compararmos com o milênio, que a maioria dos batistas creem.

Para nós que vivemos, hoje aqui, sabemos que Jesus já veio a esta terra, uma primeira vez, e implantou um reinado em nós, voltou para o Pai mas deixou em nós o Espírito Santo,  e hoje ele reina nos nossos corações e nas nossas vidas. Há um rei reinando em nós de modo especial, nós somos os seus príncipes e princesas  que reinam com Ele hoje, aqui e agora.

Mas o ambiente onde este reino subsiste, onde nós estamos reinando com Jesus, não é um reino de paz, de farturas, prosperidades e segurança, dá para perceber que os problemas não estão resolvidos neste reino.

Há conflitos de interesses neste reino, há problemas que afligem a natureza humana, há problemas com as forças da natureza, está descrito aqui na profecia que neste ambiente onde subsiste este reinado há muitos problemas.

No verso 2: há ventos fortes, tempestades, desertos, sede e secas. Existe aqui o ser humano descrito como temerário, medroso, tímido. existe o louco, no verso 5, que não é aquele louco que joga pedra e corre atrás de fumaça de avião, o louco aqui é aquele petrificado, que está tapado, entupido na sua maldade, que não percebe as coisas de Deus, mas que é perverso, maligno. São aqueles que não conseguem perceber que há um rei reinando em nós os filhos de Deus.

Há o faminto, pessoas estão lutando para sobreviver no meio de tantas desgraças. Há o fraudulento, o corrupto, que usa todas as armas possíveis para explorar o próximo. É um reinado que existe num ambiente ambíguo. O tempo descrito aqui não é de um tempo perfeito de farturas e delícias, como o milênio de Cristo. O mundo descrito nesta profecia, não é um milênio de paz, é um mundo assim como o nosso.

Mas, os filhos de Deus, sabem, com muitas experiências espirituais, físicas e até mesmo emocionais que há um rei reinando em nós. Quando Jesus esteve aqui ele inaugurou este reino, ele implantou este reino, ele disse “o Reino de Deus Chegou”. 

O Nicodemus, um sábio e honrado líder religioso dos dias que Jesus esteve aqui, também não entendeu, nenhum homem natural vai entender do que estamos falando, é loucura para uns e escândalo para outros. 

Mas, os filhos sabem que no meio deste caos há um rei reinado em nós. Quando Jesus esteve aqui ele chamou algumas pessoas, ele separou algumas pessoas e deu o start neste reino e deu a estes a responsabilidade de propagar este reinado na terra, de implantar este reino aqui. Quem está entendendo até aqui? Quem aqui tem certeza que faz parte deste reinado? 

Somos príncipes e princesas neste reinado.

Existe um rei reinando na sua vida, no seu coração. Você foi escolhido, você foi separado, você foi selado, predestinado para ser príncipe e princesa neste reinado. Nós fazemos parte deste reino, estamos conscientes, convictos que temos um rei, e ELE reina em nossas vidas o tempo todo, somos falhos nós decepcionamos nos mesmos, com nossas condutas, muitas vezes, mas o nosso rei nos conhece, e nos levanta e nos coloca de pé na sua presença todas as vezes que tropeçamos.

Nós somos príncipes e princesas neste reino. Mas este reino não está consumado, ele está em curso, ele termina com o arrebatamento dos escolhidos. Mas o que mais me chama a atenção nesta profecia é o propósito deste reino.

Logo no verso um diz que este reino seria um reino de justiça e que os príncipes e princesas deste reino, governam com retidão. A esperança do nosso Rei é que suas princesas e princesas se tornem uma referência radicalmente, oposta a tudo que está podre nesta terra, ele nos chamou de o sal desta terra.

No verso dois diz: Qual é o objetivo, para qual você foi escolhido como príncipe e princesa neste reinado. Põe na tela, o verso dois. por favor. Cada um, cada um, não são alguns. Ele está dizendo o que você como príncipe e princesa desse reino seria, e qual é a sua missão.

Você servirá como esconderijo contra o vento, Você servirá de refúgio contra a tempestade. De torrente de água em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta. Sabe o que é isso? Este é o projeto da sua vida, como príncipe e princesa neste reino. Você pode ser pedreiro, carpinteiro, serralheiro, cozinheiro, Você pode ser housecleaner, dona de casa, cabeleireira, ou o que seja. Você pode ser músico, tocador de instrumento, pastor, pregador, professor de teologia, não importa, este é o seu script.

Ele deixou isso muito claro na sua palavra. Cada Um servirá de esconderijo contra o vento, quando os tufões os furacões, quando  tragédias, quando angústias, depressões, desgraças atingirem as pessoas, você será abrigo, você será como uma caverna onde as pessoas vão se encontrarem, elas vão encontrar abrigo em você. CADA UM será como refúgio contra a tempestades. 

Num mundo como nosso tragédias acontecendo, na vida de pessoas, doenças, perdas, CÂNCER, CORONAVÍRUS atingem as pessoas, você será como um refúgio contra estas tempestades, Muitas vezes nós mesmo somos atingidos por estas tempestades.

O que você tem que saber é que todas as coisas vão contribuir para você. Porque todas as coisas nas nossas vidas têm um propósito. O que você deve fazer é perguntar, para que? E quando acontecer com você continue louvando, tá chorando louve, tá doendo louve….  

Não se preocupe, busque recursos, mas saiba que você já está garantido, se você fechar os olhos aqui, num momento seguinte você os abrirá na rua principal da Jerusalém celestial.

Tem muita gente que entrou neste reino mas ainda não se deu conta do seu chamado. Tem muita gente aqui mesmo, aqui mesmo, que a gente percebe que recebeu este selo especial de príncipe e de princesa neste reino mais está amarrado pelas algemas do diabo. Tem muita gente que acha que este papel é para o pastor, ou para os líderes na igreja.

Mas está escrito aqui, CADA UM, servirá de abrigo contra tempestade. Tem muita gente que pensa que é preciso ter muita coisa, ou ter muito tempo disponível para desempenhar este papel, ter instrução, sabedoria. A bíblia está dizendo aqui que cada um deles será como fontes de água em lugares secos. A bíblia diz que se você crer, você seria uma fonte de água para os sedentos. Você só precisa crer no que Deus diz que você é.

A bíblia está cheia de metáfora para dizer que você é um ser especial neste reinado. No verso três da profecia, diz: Os olhos dos que veem não se ofuscaram, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. Você vai ver claramente as oportunidade onde Deus vai te usar, seja no seu trabalho, na família, na igreja em qualquer lugar, porque você foi escolhido. Você só precisa saber isso, crer e estar atento, você tem uma missão.

No verso quatro:  O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente. Têm aqueles que são tímidos, que aqui é chamado de temerários, a bíblia está dizendo que o seu coração saberá compreender.

Aqueles que aqui, são chamados de gagos, são aqueles que muitas vezes se desculpam e dizem que não sabem, não gostam de falar, a bíblia está dizendo que se você estiver atento ao chamado dele você falará pronta e distintamente. Se você pôr o seu pé nas águas, elas vão se abrirem.

Eu vou parar aqui. Mas eu acho que você entendeu. Esse é o projeto de Deus para sua vida,  Se você ainda não tinha ouvido isso, sua hora chegou, ofereça-te. Você foi escolhida, você veio a esta terra com uma missão, Esse é o projeto de Deus para sua vida.

E eu vou repetir mais uma vez, se você ainda não se converteu aos seu chamado, eu quero te dizer, que basta uma palavra, uma única palavra, como esta que você acaba de ouvir, não por que foi falada por mim, eu não falo de mim mesmo, Deus fala, quando eu ou qualquer que sobe aqui e fala em nome de Deus. basta uma palavra, quando uma única palavra entrar no seu coração, uma revolução acontece, e sua vida nunca mas será a mesma.

Não importa se você chegou ontem ou se você está na igreja a anos, basta uma única palavra, não desista, não pare de buscar. “Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora. Quem disse isso foi Jesus, então venha, busque, clame a ele e ele te ouvirá.

Esta é a segunda vez que ministro esta mensagem, há um rei reinando em nós, na nossa igreja, aliás a terceira, a primeira foi a uns seis anos atrás quando estávamos no outro endereço, próximo daqui, a segunda vez foi lá no retiro que fizemos em Salem. A mensagem anterior já está no meu site, você pode ver lá, esta de hoje vou postar em breve. Porém este texto foi escrito em 2006, quando eu morava na cidade de Melrose.

Há um rei reinando em nos, e eu espero de todo meu coração que voce esteja convicto  que este NÓS inclui você.

Que o Senhor te abençoe e te guarde. Siciadriano, Abril 20,2022.