Cultos que fazem mais mal do que bem
“Nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois, as reuniões de vocês são cultos que fazem mais mal do que bem.” 1 Cor 11:17. Eu não quero falar de ceia, esta ordenança já está 100% definida entre nós. Quem a ordenou foi Jesus, e a ordem dEle não se discute, cumpre-se.
E também não era de ceia que o apóstolo Paulo estava falando neste texto. Ele faz alusão a ceia, mas, é do propósito da reunião de culto que ele fala nesta passagem.
Cerca de 99,9% dos Pastores, não concordam que este versículo de Paulo, pode ser aplicado em suas igrejas locais. Simplesmente porque este é um versículo intragável. Nenhum Pastor local admite que as reuniões de sua igreja, que as “suas” ovelha estão tendo cultos que fazem mais mal do que bem. Isto é inadmissível para eles.
É inconcebível pra eles, é preferível ignorar o que o texto diz, mesmo lendo-o quase todos os meses nas celebrações mensais da ceia do Senhor.
Entretanto, este versículo é palavra de Deus também, e Paulo está falando a uma Igreja do Novo Testamento, uma igreja inserida no contesto bíblico de nossa era.
Portanto, este amargo verso deveria ser levado em conta, devemos debruçar sobre esta passagem, e buscar revelações, porque há um risco de os nossos eventos, encontros reuniões espirituais esteja sendo cultos que fazem mais mal do que bem.
O problema da igreja não era divisão
O verso 18 de 1ª Co 11 diz: Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. 19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. Lendo a frase “quando vocês se reúnem como igreja” a mesma parece não se referir a reunião da ceia. O versículo 20, dá a entender que ele irá dizer qual era o problema: “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor.”
Talvez este verso poderia ser escrito assim: Quando vocês se reúnem não é para se alimentarem espiritualmente. (Parece que não é sobre a Ceia que ele está falando). Loucura minha? Sim ou Não? talvez.
Versículo 21: “porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.”
Na minha visão, o que precisamos para entender o texto completo está aqui no verso 22:“Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm?”Avaliem estas duas perguntas: Será que vocês não tem casa pra comer? Querem bagunçar o culto, ou humilhar os mais pobres entre vocês?
Eu penso, que Paulo está ironizando o absurdo que está acontecendo, e ao mesmo tempo chamando-os para “a real”.
Eu continuo pensando que não é de ceia que ele está falando. Ao que parece ele está se referindo as reuniões de culto da igreja, e não de ceia; ao objetivo principal, do propósito do culto da Igreja, veladamente. Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!
Eu sei que tinha entre os crentes de coríntios a festa ágape, mas eu gosto de ir alem do que esta dito, eu sei que naqueles dias não era como nos hoje que temos um local, para ir todos os domingos para nos encontrar nas nossas reuniões espirituais, que chamamos de cultos. Eu gosto de pensar que Deus esta falando para nos neste tempo em que estamos vivendo.
Será que perdi o meu tempo?
É claro que eu não vou elogiar, não foi isto que eu ensinei para vocês! No versículo 23 ele continua: Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão. Tudo o que eu ensinei para vocês, (e parece que perdi o meu tempo,) foi exatamente o que Jesus me ensinou. assevera Paulo.
Ele tomou o Pão, no verso 24, e tendo dado graças, partiu-o, e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Façam isto em memória de mim.
O Que Jesus esta mandando fazer? Não é comer! É partir! (É repartir) esse pão. E que pão é esse? É o corpo Dele. Repartir o corpo d’Ele.
Dê uma olhada em João 6: 53 a 56, depois leiam o verso 51 e pense: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.
Sangue, o elemento que sela o pacto
O verso 25 diz: “Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim“. O sangue é o selo, é o elemento que sela o pacto. O sangue é a vida do corpo, a vida do corpo está no sangue.
26 Porque sempre que comerem desse pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, diante de tudo que foi dito, diante de tudo que eu ja ensinei pra vocês, que fique bem claro, enfatiza Paulo com próximo verso.
27 Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Indignamente, ou seja com outra intenção, com uma segunda intenção, todo aquele que usar a reunião para levar vantagem, pensando no seu bem, nos seus próprios interesses, esses são indignos.
Parece que agora ele está falando da ceia, mas eu ainda penso que não é de ceia que ele esta falando, mas de todas as reuniões onde os filhos de Deus se encontram.
Quando pensamos que a maioria das igrejas não tem outra mensagem se não aquela que visa a satisfação pessoal dos ouvintes, fica fácil entender porque Paulo esta dizendo que as nossa reuniões espirituais são cultos que fazem mais mal do que bem.
cultos que fazem mais mal do que bem
28 Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Quem come sem discernir o propósito pelo qual a reunião esta acontecendo. e só para lembrar, toda a nossa vida é um culto ao Senhor.
30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já morreram. Morte espiritual,(zumbi) acho que era necessário dizer isto, mas eu pensei então falei. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.
Será que você percebe o Amor de Deus nas palavras, “Julgados”, “disciplinados” e condenados?”. Julgados e disciplinados para não serem condenados. 33 Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, (Quando vocês se reunirem para se alimentarem espiritualmente), esperem uns pelos outros.
Eu penso que o que ele esté dizendo aqui, relativamente é o mesmo que Jesus disse quando Ele expulsou os vendilhões do templo, a minha casa não é lugar de vocês buscarem interesses pessoais, a minha casa é lugar de se alimentarem espiritualmente.
Vocês só vem aqui para buscar bençãos materiais ou para satisfações dos seus desejos, Jesus, talvez, com aquele chicote na mãos, estivesse querendo dizer o mesmo que Paulo, você estão fazendo cultos que fazem mais mal do que bem. Paulo, fosse pessoalmente naquelas reuniões dos “corintianos”, ele os expulsariam daquele lugar.
34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções. O que Deus esta dizendo, é que há uma razão pela qual as reuniões da igreja, estejam fazendo mais mal do que bem.
E esta razão é a causa, de muitos na igreja, estarem fraco, doentes e alguns que até já morreram, (espiritualmente) frequentam as reuniões, participam dos cultos, mas estão fracos, doente e mortos.
O homem cego fez do seu ventre o seu Deus
Vê se você consegue pensar comigo? Se tivéssemos que definir a razão pela qual as reuniões estavam fazendo mais mal do que bem, á aquela igreja de Coríntios, a palavra seria FOME não de pão, mais a fome de satisfazer os desejos de suas carne.
Em 2 Coríntios 4:4 esta dito: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Paulo em Filipenses 3:17 a 19, diz chorando, algo que devia nos fazer chorar com ele, me atrevo a pensar que quando diz estas palavras ele pensava nos irmãos de corintios, e talvez na igreja brasileira, veja o que ele disse:
Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.