Além da graça de Deus
Todos os salvos em Cristo Jesus, deverá compreender que a vida aqui na terra, vai além da graça de Deus. Todos devemos saber que a graça gera responsabilidades, é nisso que eu quero refletir com você a partir do texto abaixo.
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”. Esta é uma passagem da Bíblia, que está em 1 Pedro 1.17.
Se vocês têm por pai aquele que sem acepção de pessoas julga segundo a obra de cada um; nós temos um pai que julga segundo a obra de cada um, não é interessante isso? É um julgamento individual, não é coletivo, e outro detalhe da passagem; é sem acepção de pessoas.
Por isso ele adverte: andai em temor. E por que eu deveria ter temor? porque vai ter um julgamento! Porque as minhas obras serão julgadas por um Deus que é justo; inclusive até as palavras que nós falamos vão vão ser julgadas, inclusive as palavras.
Olha só, esse Deus é justo, então quer dizer que ele vai me condenar ao inferno até pelas minhas palavras? Não, porque ele mesmo pagou o preço para você não ir para o inferno, só que isso não significa que as suas obras não terão consequência para você.
Além da graça de Deus, justiça
Haverá disciplina, ele julga a cada um segundo a suas obras, Ele vai dizer assim, “andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação” durante o tempo da vossa vida, andar em temor, porque as suas obras serão julgadas.
Então a ideia de uma graça, onde eu não vou responder por minhas obras, é complicado, é um engano, porque não é bíblico. Então a compreensão da Graça de Deus ela precisa ser atualizada na vida de muita gente.
Essa ideia de graça onde a justiça não irá além da graça de Deus. Que eu não vou responder pelos meus atos, isso aí não existe na Bíblia. Porque só o fato de haver um tribunal, ver 2ª Cor 5:10, já é a prova de que eu vou responder sim.
Para que um tribunal se eu não vou responder? sim não haveria necessidade, não haveria necessidade de tribunal, se eu não vou responder por nada, que eu faço de bom ou de mal.
Mas aí vem uma pergunta. Por que os que estão pregando sobre a graça muitas vezes não falam deste tribunal? É uma boa pergunta, por que isso está sendo omitido das pessoas? com qual intenção?
Deixa-me esclarecer. para ficar bem claro, quando eu falo em tribunal aqui, quando eu leio o texto, e mostro que Deus vai julgar segundo as obras de cada um, não é para que as pessoas tenham medo. Porque o medo não vai resolver, ter medo do tribunal não vai fazer você andar em santidade,
O medo não pode ir Além da graça de Deus
A única coisa que pode fazer você andar em santidade é a graça de Deus, é a vida do próprio Deus fluindo em você, a única coisa que pode libertar você do pecado é a graça de Deus, é o Espírito Santo habitando em você e te levando a fazer a vontade do Senhor.
Não há outra coisa que possa libertar você do pecado, então, ah pastor, agora eu sei que tem um tribunal eu estou com medo, vou deixar de pecar, não, você não vai conseguir, não por medo; porque o medo não te leva a santidade.
Só que o fato de você saber que haverá um tribunal, que a justiça vai além da graça de Deus, vai gerar temor em você, e um temor que faz você buscar a solução, não é que o temor não é a solução, mas o temor faz você buscar a solução, e qual é a solução? Cristo, viver Cristo na sua vida.
Se eu estou preso ao pecado, e eu sei que haverá um tribunal, não vai ser o medo do tribunal que vai me fazer parar de pecar, mas o mas o temor ao tribunal vai me fazer buscar única solução existente que é Cristo, que é a graça de Deus, que é Cristo como substância, como a vida de Deus em mim. amém.
Então, quanto mais eu temo o tribunal, mais eu mergulho para Graça. Existem alguns crentes que ainda são legalistas, que vão dizer para você: Está vendo haverá um tribunal, vocês vão tudo se dar mal. Não, não é essa a ideia. Haverá um tribunal, mas para que haja uma solução.
No verso 3 desta passagem, Pedro diz assim: Esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo ou seja a única solução é a graça de Deus, não há outra solução além da maravilhosa Graça de Deus.
Só que, para que eu queira a graça de Deus, eu preciso entender o tamanho da gravidade da coisa. Se alguém está pregando, que nós não responderemos por nada do que nós fazemos, para que que eu preciso da graça? Se eu já estou resolvido, eu não tenho necessidade da Graça.
Alguém disse falando sobre isso, para você entender a boa notícia, você precisa entender qual era a má notícia. A graça se revelou a nós mas tem algo mais além da graça de Deus.
Porque a boa notícia surge de uma má notícia. Ou seja, quando eu entendo que haverá um tribunal e que as minhas obras serão julgadas, e eu me vejo preso ao pecado; eu vou buscar a única opção que eu tenho de solução que é Cristo Jesus, que pode me libertar do pecado.
“Porque se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres ``. Aleluia.
Qual a diferença da graça para a lei? Na lei está determinado que se você não cumprir, você vai ser julgado e condenado ao inferno. Aqui no tribunal de Cristo, 2ª Cor 5:10, o que será julgado são as suas obras.
A graça de Deus já te Livrou do inferno
Repetindo para você gravar, o tribunal de Cristo, não vai condenar você ao inferno, porque a salvação não vem por obras. Mas esse tribunal não é uma condenação pro inferno, mas uma condenação à disciplina.
Porque o nosso Deus é justo e perfeito, e ele determinou que das nossas obras virá, disciplina ou galardão, e isto é justo. Mesmo porque Deus têm filhos obedientes e filhos desobedientes, e não seria justo, um tratamento igualitário.
Então quanto mais eu estou preso ao pecado, mais eu busco Jesus, mais eu me entrego a graça, mesmo porque a disciplina começa aqui, hoje enquanto estamos no caminho.
A disciplina aqui, é também, e principalmente, para que você entre, no reino milenar de Cristo, pela porta, para evitar que lá no milênio tenhamos parte com os hipócritas, como está escrito em Mat. 24:51. não sei se eu me fiz claro. ficou claro para você?
Então me dê um feedback. Me manda uma carinha feliz.
@siciadriano. novembro,18,2023.