Abrir os olhos do coração.
Abrir os olhos do coração, esta semana eu pesquisei o significado bíblico de algumas palavras: Olhos, Liberdade, Conversão, cego, coração. Cativeiro, opressão, escravidão.
Entender o significado espiritual destas palavras me fez andar uma boa caminhada, e me ajudou no meu processo de, abrir os olhos do coração. Os meus próprios olhos e daquele que eu amo. Antes de você continuar, eu aconselho a você conferir a passagem e dar uma lida rápida, em 2ª Coríntios 3:15 a 18.
Converte para ser transformado.
Paulo está dizendo nesta passagem, que quando a gente converte, passamos a manifestar a glória de Deus. E de gloria em gloria, ou a medida que vamos refletindo a glória de Deus aqui na terra, de glória em glória nós vamos sendo transformados na imagem de Cristo. O nosso texto diz que: Quando eles liam a bíblia um véu cobria o coração deles.
Eu quero chamar a sua atenção exatamente para o verso 16: Mas quando alguém converte o véu é retirado. O que é converter ai neste versículo, e de que véu é este, que Paulo está falando?
O que é converter? Vamos responder por partes, O que é converter ai neste verso? Converter, é ter uma transformação de entendimento, é abrir os olhos do coração, é quando você esta indo para um lado e da meia volta e segue em sentido contrário ao anterior.
A palavra converter me faz lembrar de Pedro. Um dia Jesus falou com ele: Pedro o diabo tá querendo você, mas eu orei ao pai pra ele te dar força, mas quando você se converter você vai se preocupar com seus irmãos. veja, Lc 22:31 e 32.
Como, o Pedro não era convertido? Não! Tinha três anos e meio, que Pedro estava com Jesus todos os dias; ele dormia e acordava na companhia de Jesus, comia com ele, andava com ele, ouviu todos os ensinamentos dele, mas não era convertido. ele ainda precisava abrir os olhos do coração.
Ele amava Jesus, acima de todas as coisas na sua vida. Ele era capaz de tudo por Jesus, mas não via ninguém em volta.
Pedro ainda não tinha entendido o propósito de Deus para a vida dele; ele não era convertido. Pedro tinha um véu nos olhos do coração dele. Entretanto Pedro era capaz de morrer por causa de Jesus.
O Pedro obedecia todas as regras, mas estava andando na contra mão. Ele pensava de forma lógica, e o evangelho não tem lógica. Lógica é a forma natural do homem pensar; uma pessoa que pensa de forma natural não consegue compreender as coisas espirituais. Ele somente vê o visível, as circunstâcias.
Pedro fazia tudo certo, mas em sentido contrário. Em Mat 16:21,22 e 23 Jesus disse aos seus discípulos: que eles iriam para Jerusalém e chegando lá: “eu serei preso e morto, mas no terceiro dia eu ressuscitarei”.
Pedro somente ouviu a primeira parte; Pedro chamou o mestre a parte e o repreendeu dizendo: isso jamais acontecerá, isso é o que a tradução bíblica diz, mas parafraseando,
Pedro deve tê-lo dito: Está amarrado, eu expulso este espírito de morte da sua vida, eu rejeito e determino que este espírito vai para os quintos do inferno…. você conhece aquele evangelho, que tão de perto nós rodeia.
A resposta de Jesus foi “arreda satanás”! você está contra os desígnios de Deus. Pedro estava certo, seguia os seus pensamentos lógicos, mas na contramão da vontade do Pai.
Certo mas, em sentido contrário.
Poderia citar muitas liderança, que eu e talvez você conheça, que estão fazendo tudo certo, mas no sentido contrário a vontade de Deus, mas aqui eu prefiro citar exemplos bíblicos.
Sarah a esposa de Abraão, Deus estava demorando a cumprir a promessa, ela julgou que não era demora, mas um mal entendimento da profecia, e então chamou Hagar para resolver o problema. A Sarah estava cheia de certezas, mas Deus, talvez precisou abrir os olhos do coração dela. Talvez um pouco tarde, para nosso testemunho hoje aqui.
O Judas; quase todos os comentaristas bíblicos afirmam que o Judas tinha certeza que se entregasse Jesus, apressaria a libertação do povo Judeu da escravidão romana.Apesar de Judas, como Pedro, ter andado aqueles três anos e meio com Jesus, as palavras do mestre não foram suficientes para abrir os olhos do coração do traidor. Mas uma certeza se percebe pelos seus atos, ele estava consciente que estava no caminho certo. Ele seguia a mesma lógica dos pensamentos de todo crente carnal.
A Eva, depois que a Eva minuciosamente mediu todos os prós e não encontrou nada contra as suas certezas, ela decidiu comer do fruto que Deus havia dito, não coma. A Eva, ponderou, depois você lê a passagem, ela olhou a fruta e disse no seu coração, e desejável, aos olhos de que vê; se eu comer vou ficar linda. Coisas de mulher.
Ela olhou de novo e viu que era boa para comer, saciava a fome, e proporcionava vigor. Olhou pela terceira vez e concordou que se comesse, alcançaria sabedoria, como está dito os olhos deles se abririam.
()Parêntese: A mesma estratégia, satanás usou com Jesus na tentação do deserto. O apóstolo João deu nome a essas três tentações, em 1* João 2:16, cobiça da carne, cobiça dos olhos e soberba da alma. Jesus disse que, “se os teus olhos forem maus, todo o seu corpo será trevas”.
A Eva, na sua forma de pensamento, não estava fazendo nada errado. Aliás ela somente seguiu aquele caminho porque “creu” que era o certo. Eles tinham culto todos os dias, e o pregador não era qualquer um como pastor Sici Adriano, era Deus.Mas mesmo assim os cultos diários, os ensinamentos que eles receberam não foram capazes de abrir os olhos do coração deles.
O próprio Lúcifer, não fez nada de errado nas suas pretensões, ele seguia uma lógica. Você conhece o Lúcifer? Eu vou apresentá-lo a você em poucas palavras. O Lúcifer, era o izo nove mil do céu, ele era o símbolo da perfeição, ele tinha o carimbo de aceito, para Deus; a escrivaninha do Lúcifer ficava a ante sala do trono, Ele era o autenticador da perfeita e agradável vontade de Deus.
Ele sabia que tudo que fazia estava mil por cento certo, ele apenas pensou em precificar o que fazia. Tirar proveito para si mesmo do certo que ele fazia. Deus o levou até a saída e deu-lhe um pé no traseiro.
A exemplo do irmão do filho pródigo, Lúcifer sempre obedecia, e logicamente merecia ser recompensado pelo seu trabalho. “ O Senhor me deve um cabrito”. Eu aconselho você, leitor, a meditar em romanos 4:4, versículo fácil de memorizar, Romanos 4, verso 4.
Um véu que cobre o coração dos que leem.
Que véu é este que Deus está falando? Paulo diz no texto que quando eles liam a bíblia, tinha um véu nos olhos deles. Jesus falou sobre isto em Mat 13:13, eles ouvem, ouvem mas não entendem.
Olhos do coração
Coração neste texto, é a sede das paixões, coração neste texto é a alma, todos os sentimentos bons e em muitos também os maus sentimentos são guardados no coração, por isso que Deus disse em provérbios 23: 26. “Filho, dá-me o seu coração, e os teus olhos se abriram para entender a minha vontade”.
Ao contrário disso também Deus diz, pela boca de Marcos, em Mc 7: 21 “É do coração que procede toda maldade, e Ele dá uma lista de coisas”. Anota e conferi esta passagem.
No mesmo texto que lemos, quando o véu é tirado, no verso 17 está escrito: “Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” Parece que este verso está fora do contexto, mas não está,
Porque, no verso 15 o coração deles está coberto por um véu, no 16 eles convertem e o véu é retirado, no 17 eles recebem o Espírito e ficam livres. Livres para que? Para serem de glória em glória, transformados na imagem do Cristo. Perceberam esta sequência ai?
Oração para dar vista aos cego.
Em Efésios 1, do 15 ao 18 Quando Paulo escreve aos Efésios, ele está escrevendo para uma igreja, ele não está escrevendo aos macubeiros de Eféso, ele não está escrevendo as prostitutas cultuais de Éfeso, tão pouco ele escreve aos pedófilos, assassinos, e ladrões de Éfeso. Ele está escrevendo a igreja de Éfeso, São pessoas que já creram em Jesus.
Em Efésios 1-15 Paulo diz: Por esta razão, desde que eu ouvi da fé que vocês têm em Cristo e da comunhão que há entre vocês… Mas além de dar graças pela fé e comunhão, – para que ele ora para os Efésios? Nos verso 17 e 18, esta a resposta. leia: Eu oro, diz Paulo: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração de vocês, para saberes qual é a esperança do seu chamado, e qual a riqueza da glória da sua herança nos santos.
Eu gosto desta expressão bíblica, para que os olhos do coração de vocês se abram. Ela me chamou a atenção a muito tempo, quando a gente ainda cantava, no louvor da igreja: abra os olhos do meu coração, quero te ver, quero te ver… Eu comecei a seguir esta expressão. Eu já preguei e ensinei várias vezes sobre isto. Como eu disse eu gosto de seguir este detalhe da palavra de Deus.
O que um Pedro convertido nós diria?
Em 2 Pedro 1, Deus nos convoca, quando Pedro diz: “Acrescente a sua fé virtudes, a virtude conhecimento, e ao…” e o texto segue, mostrando um caminho, ou uma escadinha de degraus a serem subidos para abrir os olhos do coração. Mas é no verso 9 que eu quero chegar, lá está dito assim: Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo somente as circunstâncias …, Ou seja são naturais, carnais e andam, ainda na escuridão.
Duas etapas para cura de um cego em Betsaida
Lá em Mc 8:22 Jesus curou um cego em dois tempos na cidade de Betsaida. Ele podia te-lo curado de uma única vez? Claro que sim. Contestualise e reflita naquela passagem em sua casa. A bíblia não quer dizer o que tá escrito.
Libertos da opressão maligna.
Voltemos para o nosso texto inicial, verso 17: O verso que eu disse que parece estar fora do contexto, A liberdade. Depois da conversão você alcança a liberdade. Você fica livre para manifestar a as virtudes de Deus na terra, essa é a nossa missão,
Mas que liberdade é esta? Um dia Jesus foi a Nazareth, Ele era de lá, mas estava morando em Cafarnaum, num sábado ele foi na Igreja, e eles o pediram pra ele ler a bíblia, talvez na abertura do culto, ou trazer uma palavra aos irmãos. vá lá depois e tire as suas conclusões.
Então Ele abriu em Isaías 61: Está registrado em Lc 4:18- Aliás medite nós verso 18 citados neste ensino até aqui. 2 aos Coríntios 3:18, Efésios 1:18 e em Lucas 4:18, são detalhes para você ter o que meditar na sua casa.
Jesus abriu a bíblia e leu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e dar vista aos cegos, e a pôr em liberdade os oprimidos. proclamar liberdade aos presos.
O que significa isto? Significa que na cruz, Jesus abriu as portas da prisão. Na cruz Jesus tirou o pecado do mundo. Foi um ato voluntário e unilateral da graça de Deus, Jesus tirou o pecado do mundo.
Como: Como Ele tirou o pecado do mundo se eu peco o tempo todo? Em 1 Co 16:56, depois você dá um Double check lá, é Paulo gritando aliviado: “Onde esta oh morte a tua vitória? Onde está oh morte o teu aguilhäo? O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei”.
O que Jesus tirou na cruz foi o poder que o pecado tinha de matar eternamente. Foi uma proclamação universal, alcançou todos os moradores da terra. Significa que, ninguém mais vai para o inferno por causa do pecado. O pecado não influi mas no seu destino eterno, significa que ir para o céu ou para o inferno depende exclusivamente de Jesus. Ele disse de si mesmo, Eu sou a porta.
Significa que se você creu que aquela morte de cruz foi suficiente para pagar os seus pecados, você está livre do aguilhão da morte eterna. Relaxa, se você de fato creu, a bíblia diz que você passou da morte para a vida. Está pago.
Um cego entre duas liberdades.
E o que significa: pôr em liberdade os oprimidos? Antes eu quero chamar a sua atenção para o texto que Jesus acabou de ler no culto em Nazareth; veja que Jesus fala de duas liberdades, Liberdade para os presos, e liberdade para os oprimidos. e entre essas duas liberdades têm um cego.
O que é opressão? Se você dar um google, você vai saber. Google, opressão = sujeição imposta pela força ou autoridade; tirania, jugo. Literalisando: é o que nós chamamos de opressão maligna.
Significa que você está salvo do inferno, mas seus olhos ainda estão fechados. significa que o diabo não pode possuir o seu corpo, porque não têm como dois espíritos habitar o mesmo corpo. Mas significa também que o diabo pode oprimir você, ele pode escravizar você, te colocando num caminho contrário à vontade de Deus. A opressão se manifesta na sua vida de muitas maneiras, com o desinteresse espiritual, por exemplo.
Você não quer se envolver, não quer ter comunhão com a igreja, Não quer orar, não quer saber de bíblia, não que assumir responsabilidades com o seu chamado. Ver a novela, o futebol, o bbb é mais importante do que os cultos, do que os estudos bíblicos, que os eventos espirituais da sua fé.
Com isso, o “curso deste mundo” toma conta de você. O amor ao dinheiro se agiganta, as suas prioridades mudam, e sua vida espiritual desaba.Paulo grita em Efésios: levanta tu que dorme…. Você vai pro céu, mas você precisa é abrir os olhos do coração. Você precisa quebrar a opressão e a escravidao dos sofismas que estão colocando você na contramão da vontade de Deus.
Dois cegos no caminho de Emaús.
Para encerrar este nosso estudo, mensagem, sermão, abrir os olhos do coração, quero ainda cita mas um texto, muito conhecido de todos nós. os dois cegos no caminho de Emaús. Eu vou contextualizar rapidinho para vocês:
Quando Jesus ressuscitou, nenhum dos discípulos creu que ele estava vivo, Jesus mandou a Madalena falar para eles que Ele estava vivo, mas nenhum deles creram nas palavras dela, talvez quem sabe, como crer nas palavras de uma ex endemoniada?
O Pedro e o João até foram lá no sepulcro e viram que o corpo de Jesus não estava lá, nada no texto indicou que eles creram na ressurreição. Mas tarde Jesus aparece para alguns deles, o Tomé não estava naquele culto, o primeiro culto do ano, ou melhor, o primeiro culto com Jesus ressuscitado.
Aqueles dois do caminho de Emaús também faltaram aos culto. Não sei onde eles estavam, Jesus não tinha Whatsapp para ficar insistindo com crentes não convertidos. Aqueles dois no caminho de Emaús tinham jogado a toalha, disseram “The dream is over” o sonho acabou, está no texto.
Eles queriam um Jesus que fizesse a vontade deles, por isso eles andavam com Jesus mas na contramão da vontade dele. Eles eram escravos, literalmente dominados. pela escravidão do diabe em forma de romanos. eles estavam oprimidos, eram cegos.
Mas vocês conhecem bem esta passagem, que a partir do versículo 45 Jesus, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e no finalzinho da viagem, eles convidaram aquele “divino companheiro no caminho” para entrar e pousar com eles, E foi justamente na hora da ceia, quando Jesus partiu o pão que os olhos deles abriram, daí para frente vocês sabem muito bem o final da história.
E eu espero que o Espírito Santo, através deste estudo, sermão, pregação, possa te ajudar abrir os olhos do coração, de cada um que ouviu, ouvir, ler, ou vir a ler estas palavras. Que este 2023 seja o ano da sua libertação, caso você ainda não provou deste conhecimento.
E Bendito seja O Deus e pai do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais. E nos escolheu nele antes da fundação do mundo, nos adotando como seus próprios filhos, para sermos conforme a imagem do unigênito filho de Deus.
Vamos terminar ouvindo aquele louvor: Eu quero ser parecido com Jesus, do Freddy Rosa.
@siciadriano Janeiro 8, 2023.