No momento, você está visualizando A revolução do entendimento.

A revolução do entendimento.

Se os teus olhos forem bons todo o seu corpo será luz.

A revolução do entendimento que abre os olhos do coração, alguém disse que os olhos são a janela da alma, Na bíblia alma é sempre traduzida por coração. Jesus disse que se os teus olhos forem bons todo o seu corpo será luz.

Se os teus olhos se abrirem para o conhecimento de quem é Jesus, a imagem do seu corpo movendo sobre a terra, refletirá a glória de Deus porque todo o seu corpo será luz.

O conceito fundamental de algo que seja de fato revolucionário tem a ver com a produção de um movimento. Não há revolução sem um deslocamento real que nos leva de um lugar para o outro.

Uma revolução muitas vezes é confundida com revolta, mas são coisas distintas, uma revolução é uma mudança radical na forma do pensamento cultural de uma pessoa ou de um povo. A revolução do entendimento é o que a bíblia chama de metanoia, ou seja uma mudança de mente.

Para refletir sobre a revolução do entendimento eu quero antes ler o que o apóstolo João escreveu no seu evangelho no capítulo 14: 6 a 10. todo mundo conhece e sabe de cor.

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vocês me conhecessem, também conheceriam o meu Pai;  e vocês já o conhecem, porque vocês o vê todos os dias. 

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. que decepção Filipe, respondeu Jesus, Eu estou a tanto tempo com você  e você vem me dizer que não me conhece.

Quem me vê a mim vê o Pai;  como você pode falar uma coisa dessa? Você não crê que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? 

As palavras que eu vos digo não sou eu que as digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim, é quem faz as obras.

Como eu disse todo mundo conhece este texto, mas eu vejo que poucas pessoas meditam nele com profundidade, eu vou tentar fazer isso hoje.

O meu desejo para você, a partir de hoje é que você pense, medite nestas três palavrinhas, “Caminho, Verdade e Vida”, como a imagem de uma escadinha de três degrauzinhos. 

O primeiro é o caminho, nós vamos juntos meditar hoje. depois que você aprender o que o Mestre está dizendo, com Eu sou o caminho, você vai aprender como chegar no alto desta escadinha. 

Quase sempre quando a gente pensa no conceito da palavra caminho, a gente pensa em tempo e espaço, uma distância a ser percorrida

A revolução do entendimento muda a forma de pensar.

Mas na bíblia quando Jesus diz Eu sou o caminho, Ele não está falando de uma distância a ser percorrida. Ele está falando da transformação que acontece na vida durante a caminhada.

Na bíblia a palavra caminho está ligada à palavra revolução. Você sabe qual o conceito da palavra revolução? O conceito da palavra revolução é a ideia de rolar, de movimentar sobre si mesmo para produzir um deslocamento.

Não há revolução sem que haja um deslocamento, revolução tem que produzir um movimento; Tem que nos levar de uma percepção, a outra percepção. A revolução acontece quando as pessoas mudam a forma de pensar.

O conceito bíblico dessa palavra revolução está lá no Velho Testamento, ele aparece lá em Josué 5 e quer dizer GILGAl.  Gilgal significa que uma pedra foi rolada e revelou uma outra face, uma outra realidade que estava oculta.

Só para contextualizar o que está escrito em Josué cinco. – Lá diz que Josué circuncidou todos os homens, de todas as doze tribos de Israel, Aquela marca restaurou neles sua verdadeira identidade.

Israel havia ficado 430 anos escravo no Egito, nesta altura eles estavam a quarenta anos livre do Egito, mas na mente eles ainda era escravos, ao serem circuncidados Deus disse a Josué. Hoje eu removi de vocês a escravidão do Egito.

Ressurreição, uma pedra que rolou.

O verbo “gilgal” é o mesmo usado, para dizer que Jesus estava morto no túmulo e de repente houve uma revolução. Qual foi a revolução que aconteceu na ressurreição de Jesus? Uma pedra foi rolada.

Aquela pedra que significava, o fim, que significava túmulo, trevas, morte, escuridão, tristeza. Ao ser rolada revelou uma outra realidade. A ressurreição transformou a mente dos discípulos, aconteceu na vida deles a revolução do entendimento. 

O mesmo verbo GILGAL, revolução, aparece quando Jesus ressuscita Lázaro. Lázaro tinha morrido, você conhece o texto, de João onze, Jesus espera  quatro dias, depois você medita mais no texto todo.

Mas quando Jesus chega diante do túmulo, qual a palavra que ele diz? GILGAL, rolem a pedra. Na mente de Marta e de Maria aconteceu uma revolução. Aquele efeito é contínuo, pois ele continua acontecendo ainda hoje,

Jesus falou sobre isso a exaustão, tudo que ele falou e fez o objetivo era este, A transformação de água em vinho; As parábolas, a dracma perdida; do filho Pródigo, todo que ele falou e fez enquanto esteve aqui, o objetivo era esse, uma mudança de mente.

As curas dos cegos, os milagres todos, tudo que você ler nos evangelhos está direcionado a isso, porque não se pode colocar, “vinho novo em odres velhos”.

O Apóstolo Paulo só falou sobre isso, quando falava do poder das boas novas de Jesus, “As nossas armas são poderosas para quebrar fortalezas e desfazer mentiras”

Transformados pela renovação da vossa mente

Aos Romanos, Paulo disse: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com a maneira humana de pensar, mas sejam transformados pela renovação da vossa mente, 

para que você possa, vivenciar, experimentar, manifestar, materializar, comungar, partilhar, evidenciar, transmitir, falar, mostrar qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus  

Entende porque Paulo está dizendo que você precisa ter a mente transformada? É por que sem a revolução do entendimento, ninguém pode agradar a Deus.

“Se você lê a bíblia e nela você medita fora do propósito pelo qual ela foi escrita, ela deixa de ser palavra de Deus, para você ,e passa a ser palavra do diabo”. leia e medite em Mateus quatro, Jesus no deserto.

O apóstolo Pedro, aquele mesmo que antes da conversão recebeu de Jesus um “arreda satanás”, o mesmo que antes do rolar da pedra que fechava a sepultura de Jesus, negou o Mestre, 

Mas muito tempo depois disse na sua segunda carta: 2 Pe 1:5 a 9.  Por isso mesmo, acrescente à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento do domínio próprio; é uma lista de coisas, como se fosse, eu acredito que é, uma escada que leva você até a revolução do entendimento.

Mas Pedro não parou aí, no verso oito ele continua, Porque, se essas coisa não estiverem crescendo em suas vidas, você será impedido de frutificar. Voce será estéril.

Olhe o que está escrito no verso nove, Todavia, se alguém não tem estas coisas crescendo nele, é cego, só vê o que está perto, e esquece da purificação dos seus pecados.

Quando você esquece o “esta pago” do alto da cruz, você abre uma porta de opressão de satanás na sua vida, é quando ele alcança os objetivos dele na sua vida, não dá mais frutos porque ele cegou os seus entendimento.

 Você não é mais um escravo, trabalhando no Egito, mas está impedido de cumprir os propósitos de Deus na terra. Pedro está dizendo neste texto que há um risco de você se tornar na terra, uma pessoa miseravelmente salva. Você recebeu a salvação pro céu, mas não entendeu, o que significa a salvação para a terra.

Foi o diabo que colocou na nossa mente que caminho na bíblia, é um andar físico de um lugar ao outro. Com a palavra salvação, acontece a mesma coisa, nós acreditamos num sofisma. Nos ensinaram que salvação é você levantar a mão num culto.

E seguir caminhando numa estrada imaginária, fazendo tudo certinho até você chegar no céu. Fazer as coisas certas, seguir um pacote de regras humanas, para você ir para oi céu, é um engano do diabo.

Ele, o diabo, não tirou Deus da sua vida. Como foi que ele enganou o homem no éden? Tirando Deus da vida do homem? não colocando Deus no fim. Foi o diabo que nos ensinou a pensar no amanhã. A maioria dos crentes trabalham para alcançar uma salvação amanhã.

Quem busca uma salvação amanhã é porque não está salvo hoje. Salvação para você é uma caminhada, tempo distância que só traz ansiedade. Quem está buscando ser salvo, é porque ainda não foi.

O diabo só prega sobre salvação e Deus.

O conceito de salvação entre nós está distorcido. O diabo é o nosso tentador, o nosso enganador, o nosso inimigo, não é porque ele vem nos falar de perdição. 

Sabe como é que o diabo engana você? Falando de salvação. O diabo é o maior pregador de salvação que existe na terra; 

Ele não é seu enganador porque ele fala de diabo, ele é seu enganador porque ele fala de Deus, o deus que vai te salvar, e não o Deus que quer que você assuma o seu propósito.           

Salvação é a revolução do entendimento que restaura a sua identidade e te traz de volta para viver “segundo o beneplácito de sua vontade” para o louvor da sua glória.

E a única coisa que pode me impedir de cumprir o meu propósito é eu pensar em me salvar. Deixe-me ilustrar melhor; O diabo vem e fala com você de salvação e de Deus.

Como já disse, ele nos enganou colocando Deus no fim. Ele tirou Deus do princípio, como pai, e colocou Deus no fim, como Deus. 

Daí pra frente nós passamos a fazer tudo para alcançar Deus, para que quando Deus ver tudo que nós fazemos, Ele nos salva. Isto não é salvação, é negócio, é pagamento escravo. Salvação não está em colocar Deus no fim.

O que era babel? Babel é um bom exemplo que Deus nos dá. Babel era um povo reunido, para fazer um culto que alcançasse Deus no céu.

Pensa comigo, babel era um esforço religioso, onde Deus estava onde? No fim, tudo que tem Deus no fim é religião; somente é espiritual aquilo que tem Deus no princípio.

Eu não faço para que Deus me ouça, o que eu faço é porque eu ouvi Deus. Ele me salvou me devolvendo ao meu propósito. Agora eu não penso mais na minha própria salvação.

 Como foi que Jesus indicou a voz de satanás na boca de Pedro? Não foi porque satanás estava falando de perdição, foi quando ele falava de salvação. “Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá”.

Na cruz entre os ladrões, o conselho do diabo foi para comemorar o castigo que Jesus estava padecendo? Não, o conselho do diabo era de salvação. O diabo só prega salvação.

No deserto o diabo apareceu para Jesus para falar de coisas ruins? não, deve ter sido assim: Você é um ser você é alguém, use o seu poder, e resolve o seu problema, transforma pedras em pão.

O que o diabo queria dizer era: você não veio a terra para um propósito, você veio a terra para satisfazer os seus desejos. O diabo estava falando de perdição?

– Olha para este mundo, sobe para o monte, faz uma campanha, faz uma lista de tudo que você precisa, dinheiro, casa, carro, marido, esposa, família; faz um culto no monte e pede. e eu te darei, disse o diabo.

Isto foram mensagens de perdição? Claro que não, o diabo não prega perdição. “Você é espiritual, você é cheio de unção, vai ao templo, sobe num lugar alto, dá ordem aos anjos e pula, que seu pai vai te salvar.

Parece com muitas mensagens que ouvimos ao nosso redor, mas quem está pregando mensagens assim? Parece até com um culto, mas quem está pregando esta mensagem é satanás. 

Isto é um outro evangelho maldito que em Gálatas Paulo disse que era anátema tanto e evangelho pregado quanto quem o pregava.  

Essa é a cultura, esse é o entendimento daquilo que o senso comum chama de evangelho, virou verdade, virou cultura, é sofisma, e se em você não acontecer a revolução do entendimento, os seus olhos não vão se abrir.

Preste atenção aqui, grave isso, o deus que disse que, te daria coisas  materiais, se você prostasse e o adorasse não é o Pai de Jesus Cristo, é o diabo.

Salvação tem haver com fé, o que é fé? Fé é o fundamento, a fundamentação daquilo que se espera e a certeza daquilo que ainda não se vê, você se lembra disso? 

A medida que você caminha firmado na rocha, Deus vai te revelando coisas grande e firmes que você ainda não sabia,

A revolução do entendimento acontece no caminho.

Nos ensinaram na bíblia que caminho, é uma distância que você percorre, e não o desenvolvimento de quem caminha, Caminho, é revolução, caminho é uma consciência que vai sendo transformada à medida que caminha no fundamento dos apóstolos.

Vamos para mais um exemplo que agrega fé para ter uma revolução do entendimento na caminhada. Preste atenção Hebreus 11: 6. 

Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que quem se aproxima de Deus precisa crer que ele existe e que é abençoador daqueles que o buscam..

Vamos ler da forma como esse texto é lido na maioria dos lugares: Sem fé é impossível agradar a Deus, Eu louvo, eu frequento, eu oferto, eu faço tudo para agradar a Deus. Porque eu sei que sem fé ele não gosta. Ai eu fico esperando que ele me abençoe.

Não é assim que a gente lê hebreus 11: 6? Sem fé é impossível agradar a Deus, então eu uso a fé para receber as bênçãos do Deus abençoador.

Preste atenção: fé não é para que você seja abençoado, fé é a consciência que se forma pela revelação que você já foi abençoado, fé não é a expectativa do que eu gostaria de ser. 

A fé não trabalha na expectativa do que eu gostaria de ser ou ter; A fé é para que eu tenha condições de sofrer as transformações que revelam quem eu já sou.

Fé não é para receber é para dar, ninguém precisa de fé para querer receber, mas só quem tem fé consegue dar o que recebeu. Fé não é para que eu receba mais, fé é para sacrificar o que eu já recebi.

Fé não é para que eu tenha sob domínio as pessoas que eu gostaria de ter; Fé é para que eu seja a pessoa que eles precisam que eu seja; 

A fé não é para que você tenha uma boa esposa, ou marido; A fé é para que você seja o melhor marido para esta esposa que Deus já te deu. Fé não é para ser amado; fé é porque eu fui amado, agora eu tenho fé para amar.  

Quando a bíblia está falando de aproximar, aquele que se aproxima, não é tempo distância, é consciência. A fé me aproxima de ser alguém como Deus é, a fé me faz parecido com Deus.

Sem fé é impossível ter uma relação agradável com Deus, porque a minha fé é aquilo que me torna semelhante a Ele. E se eu me torno semelhante a Ele pela fé, Ele é abençoador, o que eu sou então? Abençoador.

Eu não uso a minha fé para ser abençoado, eu tenho fé porque fui gerado por um Deus abençoador. Porque sou a semelhança de um Deus abençoador todos que vem até a mim eu estou querendo abençoar, .

Eu não estou querendo receber, o meu Deus supre todas as minhas necessidades, eu estou preocupado em abençoar todos que vem a mim. Porque sou filho de um Pai abençoador.

Abençoador que é minha origem, não a minha expectativa, não é onde eu quero chegar é a certeza de onde eu vim. Não tem lógica bíblica, você se aproximar de um ser que é onipresente.

A revolução do entendimento me aproxima de Deus.

Então nesta passagem, eu quero me aproximar de Deus, no sentido de me tornar como Ele. E não para chegar onde Ele está para receber o que Ele tem para me dar.

Jesus é o Caminho a verdade e a vida, porque é o caminho que transforma a minha consciência, para que assim como você ver o filho veja o Pai que o enviou. 

Vamos lembrar do nosso texto básico:Que isso Filipe, até agora vocês ainda não viram? quem me vê a mim vê o pai, como você me faz esta pergunta, mostra nos o pai?

Eu estou falando que quando eu for embora eu terei um lugar na mente de vocês que vai dominar toda a vida de vocês, e vocês estão pensando em lugar físico. Vocês não percebem que vocês já chegaram neste lugar? 

Eu estou há tanto tempo com vocês, e vocês ainda estão pensando que Deus fica num lugar no futuro? Vocês são a coisa mais próxima de mim que alguém pode ver, de modo que quem vê vocês vê a mim, quem vê vocês vê o pai.

O Pai nos escolheu, antes que nascêssemos para ser parecidos com Jesus. Nós perdemos essa semelhança quando o pecado entrou no mundo, porque todos pecaram.

Mas Ele nos chamou, nos justificou, nos glorificou para sermos conforme a imagem do seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Quando eu ministrei a igreja esta palavra, a revolução do entendimento que abre os olhos do coração, antes de começar, eu pedi a uma irmã muito querida, cantora e instrumentista, para cantar aquela música da Aline Barros, remove a minha pedra. 

Eu não sei se é este o nome da música. Sugiro que você ouça esta  música. é disso que a Aline Barros está falando. Para ouvir click aqui.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.. SiciAdriano agosto,18,2018