A igreja é uma mulher na nova criação, que foi profetizada no gênesis para ser na consumação dos séculos o abrigo de todos aquele que de antemão foram chamados, justificados, glorificados e predestinados para serem na terra conforme a imagem do filhos unigênito de Deus.
Dentre todas as figuras bíblicas e parábolas para revelar a igreja, para mim a mais importante, e que coincidentemente aparece no início da bíblia, é a que diz que a igreja seria representada por uma mulher.
Quase todas as vezes que a bíblia retrata uma mulher, é da igreja que ela está falando, claro que tem exceções. Alguém já disse que a igreja de Jesus é o útero de Deus.
Paulo fala isto em vários lugares das suas cartas, algumas vezes subjetivamente, em gálatas 4 ele usa as figuras de duas mulheres bíblicas, Hagar e Sara, dizendo que uma gera filhos para Deus e a outra gera filhos para escravidão.
Será que tem igrejas hoje que geram filhos para perdição? Pense nisso enquanto lê esta reflexão bíblica.
Em 1ª Tess 2 Paulo diz que no relacionamento com os irmãos, ele foi tão carinhoso, como uma mãe cuida dos filhos. No verso 19 de Gal 4 ele se sente igreja, e diz que está sentindo dores de parto para gerar Cristo naquelas pessoas.
Jesus é o código genético para gerar filhos para Deus
Eu e você sabemos que a mulher, essa obra prima de Deus, possui intrinsecamente todos os pré-requisitos fisiológicos para gerar um filho.
Isto valida a minha afirmação inicial que quase sempre quando a bíblia retrata uma mulher, é da igreja que está falando.
Mas a mulher não gera sozinha, ela precisa da semente do pai, e o que é esta semente? É um código genético, o que tem este código genético?
Ele tem todas as características do pai, a ciência chama de DNA, tem coisas que chama genes, tem coisa que chama de cromossomos, é uma emboleira danada.
Me desculpa, não entendo muito de ciência, biologia da 4ª série já embolava na minha cabeça, nunca foi o meu forte. Mas a mulher não faz sozinha.
Trazendo para o espiritual, João diz que no princípio era o verbo. O que é um verbo? O verbo é uma palavra, é um código de comunicação, é uma ferramenta essencial no relacionamento entre pessoas.
Não tem como haver comunicação, relacionamento, sem ter um verbo. Não existe frase sem verbo, de português eu sou melhor um pouquinho, mas só um pouquinho.
Se eu quiser que você fique de pé, eu tenho que usar um verbo, para você entender, qualquer coisa eu tenho que usar um verbo. E o João vem e diz que, no princípio está o verbo. O sentido de tudo é o verbo.
Assim também é a igreja, ou deveria ser. Não tem como nascer filhos para Deus sem a presença do verbo de Deus, a palavra, é o código genético do Pai.
Eu acho que você entendeu. se não entendeu é porque não é para você entender. Jesus contava umas parábolas fáceis de entender e tinha gente que não entendia, nada mudou. Veja a Parábola do semeador, Mateus 13.
Um cristão do século três depois de Cristo chamado Cipriano disse: “Ninguém pode ter a Deus por Pai, se não tem a Igreja como mãe”. Tem gente que pensa que não.
É no ambiente, na comunhão, nos relacionamentos da igreja, fundamentados na palavra de Deus, que filhos são gerados para Deus.
Hagar e as modernas igrejas que gera escravos
Na nossa igreja, Jesus for All Baptist Church, onde eu ministro estas palavras, eu venho pregando uma série de 4 mensagens sobre o que é igreja, em breve postarei aqui as outras quatros anteriores a esta.
Pão dinheiro e milagres
Eu comecei falando das igrejas P.D.M, (pão, dinheiro e milagres) são igrejas institucionais, onda a plataforma, a visão da igreja gira em torno de pão dinheiro e Milagre.
É uma mistura de triunfalismo com prosperidade e confissão positiva. É muito atrativa. essas igreja estão cheias. Com algumas exceções, quase tudo que se chama de igrejas ao nosso redor, herdou alguma coisa da igreja PDM.
Nos dias de hoje esta igreja agregou na sua narrativa uma ferramenta muito poderosa, poderosíssima, que foi o coach e está virando febre, o eu prevalece em detrimento do nós.
Babilônia as igreja prostíbulo.
Falar da igreja babilônica, a igreja prostíbulo, que é a igreja que poderia ser mãe, mas preferiu ser uma prostituta, é prostituta porque funciona como um prostíbulo.
O que é um prostíbulo? É um lugar que tem tudo que um lar precisa ter, tem quartos para repouso, sala para relacionamentos, cozinha, lugar de alimentar, tem mãe, tem filhos, só não tem pai.
Na igreja prostíbulo não existe a figura do pai, na igreja prostíbulo nenhum filho tem pai. Os filhos todos são bastardos. Depois você lê e medita no capítulo 17 do apocalipse.
No final do verso 5 está escrito, na minha bíblia em caixa alta que: Babilônia é a mãe de todos os prostíbulos, medita também no verso 6 daquele capítulo. Aliás sugiro que você pegue e leia todas as referências sobre a palavra babilônia.
Igrejas do pum com dores de parto.
Eu falei também da igreja do “pum” que tem aparência e sintomas de igreja mas não gera filhos para Deus, esta parábola está em Isaías 26:16 em diante depois você lê na bíblia.
Aquela igreja sentiu todos os sintomas de uma gravidez, ela sentiu a concepção, sentiu a transformação do corpo, seu ventre dilatou, sentiu as dores de quem está para dar a luz.
mas o que saiu foi vento, aquela barriga só tinha gases, porque aquela igreja era fake. Ela não estava grávida, ela literalmente comeu alguma coisa estragada.
Uma parábola onde a igreja é uma mulher.
Hoje o nosso tema da série é: A igreja é uma mulher. Eu quero ensinar parábolas que indicam a igreja verdadeira.
Para fundamentar na bíblia o nosso tema, a igreja é uma mulher. Coincidentemente, mulher, é a primeira figura bíblica da igreja que aparece na palavra de Deus, está lá em Gênesis 1.
Vamos ler, é praxe ler a bíblia para pregar. Gen 1:26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra. Vamos parar aqui, gênesis 1 vocês conhecem bem.
Ser imagem e semelhança de Deus na terra.
O texto que lemos parece não ter nada haver com o nosso tema, vamos em frente: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
Eu já disse aqui que este versículo deveria ser escrito com letras grandes e colocado lá na frente naquela parede, porque este verso define a visão da nossa igreja.
Foi automático, não teve reunião para definir isto, todas as pregações do Jorge, Gedeon e eu passa por este tema, a visão da nossa igreja está fundamentada neste versículo.
Eu penso que todas as igrejas, agora eu falo dos membros, deveria estar fundamentada neste versículo, porque esta é a vontade do Pai, e todo o que foi feito por ele, e tudo que ele ainda vai fazer, o objetivo é que possamos ser conforme a imagem do seu filho.
Quando você olha para este versículo, está tudo definido ali: O Pai é o criador, o filho é a forma, modelo, Jesus é a imagem, e o Espírito Santo é a semelhança, é ele que gera em nós a natureza de Deus, e a natureza de Deus é amor.
Nós viemos a este mundo para manifestar, tornar visíveis na terra os atributos invisíveis do nosso Pai ao nos tornarmos parecido com Jesus. Mas onde nesta passagem da criação fala que a igreja é uma mulher?
Se não nascer de novo não pode ser igreja.
Antes de mostrar nesta passagem que a igreja é uma mulher, quero que você saiba que a igreja é composta de novas criaturas. Quem não nasceu de novo não tem como ser igreja.
A igreja é composta de pessoas que nasceram de novo, Jesus falou isto para o Nicodemos se você não nascer de novo, não será possível a você, nem mesmo ver o reino de Deus. Claro que o “Nico”, não entendeu nada, pois naquele altura a igreja ainda não tinha sido revelada.
O Nicodemos não poderia entender, o João estava escrevendo para mim e para você. Hoje sabemos que os filhos de Deus são gerados no relacionamento de Cristo com a sua igreja. É no ambiente da comunhão, que os babies espirituais ganham consciência, de quem verdadeiramente eles são filhos.
Eu fico impressionado com o Nicodemos ter citado, “voltar para o ventre da mãe” nesta passagem. Ele pareceu não ter entendido, mas nas palavras dele era exatamente isto que Jesus estava falando. Você precisa nascer de novo.
A igreja é composta de novas criaturas, pessoas que foram regeneradas, geradas de novo pelo Espírito Santo, na comunhão de Cristo e a igreja. A bíblia tem centenas de formas de dizer isto, nascer de novo, nova criatura, ressuscitar com Cristo, nova geração, regenerados e muito mais.
Eu gosto muito do termo “uma nova criação”. Quando nós como nova criação, formos plenos, teremos um corpo glorificado, Jesus mostrou como seremos, durante aqueles 40 dias que ele viveu com os discípulos antes de voltar para o pai.
Mas, nós, por enquanto, estamos ainda sujeitos a este corpo de pecado. Em Col 1:13 – Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, para os lugares celestiais em Cristo. Nós já estamos seguros. falta sermos glorificados.
Vamos ver isso lá em Gênesis, finalmente, 1:27: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra.
Eu vou atropelar, o “macho e fêmea os criou, e os abençoou, sejam férteis e encha o mundo”. não vou explicar isto, não dá tempo aqui, não é um estudo bíblico, e levaria uns muito tempo para ensinar agora..
Mas vamos só lembrar, todo mundo conhece os passos, e eu vou ajudar você. Pensa em Gênesis. Quando foi que Deus formou a mulher?
Vamos recapitular juntos, pensa comigo, no 1º dia Deus criou a luz, no 2º criou o firmamento, continuou criando e no 6º ele criou o homem, no 7º gênesis 2:2 Deus concluiu tudo e descansou. Cadê a mulher?
A igreja é uma mulher porque é uma nova criação.
A igreja é uma mulher na nova criação, que foi profetizada no gênesis para ser na consumação dos séculos aquela que gera filhos para Deus, com a missão de tornar visíveis as virtudes invisíveis do Pai
É claro que Deus não esqueceu da mulher, mas algumas perguntas vem a mente quando pensamos porque ele deixou a mulher para depois.
Porque quando Deus foi lá no barreiro e formou o homem ele também não formou a mulher? Tinha pouco barro? Porque ele não fez o trabalho na mesma hora? Porque ele só formou a mulher lá no capítulo 2: 21,22?
A resposta a estas perguntas é que para que a mulher representasse a igreja ela não poderia fazer parte da velha criação, a igreja é uma mulher porque ela seria composta por pessoas de uma nova criação.
Como isto aconteceu? vamos ver: Deus fez o Adão dormir. A palavra dormir no hebraico é morrer. Deus fez Adão morrer e do lado dele foi formada a mulher.
O que aconteceu na cruz? Jesus morreu e do lado dele foi tirada a mulher dele. Vou lhe dar uma mulher que lhe seja submissa. tem mulher que odeia a palavra submissa. mas fazer o que, muitas ainda lê literal.
Quando os algozes de Jesus, depois que ele morreu, furou o lado dele com uma espada, o que saiu do lado dele? Sangue e água, sangue é a vida, o sangue jorrado do lado de Jesus deu vida ao corpo vivo de Jesus na terra.
Muitas outras revelações estão contidas nesta reflexão, mas por agora, esta conexão basta. Deus estava revelando Cristo e a igreja que seria fértil e se multiplicaria. Se alguém não nascer da água e do espírito, não pode nem ver o reino de Deus.
Acho que já disse lá no início, para mim a melhor figura bíblica para simbolizar a igreja é uma mulher. A mulher tem todos os atributos que a igreja deve ter.
A mulher tem a capacidade de gerar filhos, de alimentá-los desde o ventre, a mulher tem a capacidade singular de cuidar, fazê-lo crescer física e intelectualmente, Assim também é a igreja.
É basicamente a mãe que tem as habilidades de preparar os filhos para viver melhor o seu papel durante a existência. É a igreja que tem a responsabilidade de gerar filhos para Deus e fazê-los crescer espiritualmente preparando-os para cumprir a sua missão enquanto estão aqui.
Há infelizmente muitos lugares que as pessoas se reúnem como igreja, que não são reunião da verdadeira igreja de Jesus, não deveria ser mas é normal que haja estes lugares, a palavra de Deus deixa claro que estes lugares, são lugares de engano.
Nos dias do apóstolo Paulo quando ele escreveu aos coríntios, no capítulo 11 da primeira carta referindo exatamente a estes lugares, – quando vocês reúnem como igreja, os vossos cultos fazem mais mal do que bem.
Nos nossos dias, isto parece até pouco, ainda que não era, porque hoje, os lugares onde supostamente a igreja se reúne, nos chamamos de PDM, onde a mensagem oferece pão, dinheiro e milagre, igreja do pum e prostíbulos.
A igreja é uma mulher porque tem a graça da garça.
Entretanto a verdadeira igreja de Deus prevalece, ela é viva e não pode ser manchada ou corrompida, simplesmente porque é a igreja de Deus. Estou lembrando de um “rap” que ouvi a algum tempo atrás. era: “a graça da garça, a arte de viver em meio a lama sem sujar as vestes”.
É isto que eu quis refletir nesta mensagem, e espero que você tenha recebido algo do Espírito Santo enquanto leu. Espero também que se for o caso o Espírito Santo possa te mostra um lugar de reunião onde a igreja de Deus esteja reunindo.
A igreja é uma mulher, revelada nos últimos dias para ser um lugar onde filhos de Deus são gerados para uma missão especial, enquanto aqui, e quando terminarem a sua jornada voltarão para o Pai, porque como foi com o filho unigênito de Deus, assim será com todos que sao nascidos de Deus.
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Siciadriano, Abril 20,2022.
Siga nos, no Instagram, click aqui