No momento, você está visualizando A carta aos romanos, o evangelho de Deus

A carta aos romanos, o evangelho de Deus

A carta aos Romanos será a nossa jornada neste 2023, nós vamos juntos estudar esta carta, começaremos em março e vamos até dezembro. Aqui é uma introdução para mostrar a importância deste livro, e para  que de antemão possamos conhecer alguns detalhes que envolvem esta carta.

Esta carta é considerada pela grande maioria dos grandes comentaristas e teólogos como o livro mais importante da Bíblia. Esta carta tem sido chamada de o maior tratado já escrito sobre o evangelho que Jesus trouxe aos homens..

Então hoje nos vamos entender um pouco da importância desta carta. Talvez precisássemos de umas 3 aulas para introduzir esta carta, pelo tanto de detalhes e comentários que existem sobre ela.

Vamos começar com: quem escreveu, quando escreveu, de onde escreveu, porque escreveu, para quem escreveu, e quais os motivos de Paulo e do Espírito Santo ao escrever este livro.

Romanos não é uma carta, é um tratado teológico.

Esses dados vão ser importantes para entendermos porque esta carta é o livro mais importante da nossa Bíblia, esta constatação não é minha, não sou eu que estou dizendo isto. 

O John Piper disse estas mesmas palavras, “não sou eu que estou dizendo que esta carta é o livro mais importante da Bíblia”.

O Pr. Paul Walsher, enaltece esta carta, ele já escreveu mais de um livro sobre Romanos, John Stott também já escreveu 2 livros sobre esta carta., “Lendo romanos vol 1 e  volume 2”.

 Martinho Lutero, John Wesley, Jonathan Edwards, C. S. Lewis, Karl Barth, João Calvino, Tomás de Aquino, Santo Agostinho, e muitos outros, não economizam palavras enaltecendo a carta aos Romanos.

Eu nos últimos dias, desde que decidi estudar com vocês esta carta, tenho lido muito sobre o que os grandes comentaristas e teólogos, disseram sobre a sagrada carta aos romanos.

E muito do que vamos falar neste estudo, da carta aos romanos, de março a dezembro, tem a ver com o que a história registrou, e do que estes homens pregaram e escreveram sobre esta carta. 

Alguém disse, que é impossível exagerar quando falamos da carta aos romanos. Se você quiser saber o que é o Evangelho de Jesus, a resposta é a carta de Paulo aos Romanos.

Considero um grande privilégio para você e para mim, esta oportunidade de estudar a carta aos romanos. E também é um grande desafio e uma imensa responsabilidade, porque, como disse um dos teólogos que escreveu sobre ela, “não é uma carta, é um tratado teológico”.

Paulo escreve esta carta para fazer uma grande defesa da fé cristã, diferente de todas as outras cartas que ele escreveu, naquelas ele quase sempre tratava de um problema nas igrejas que ele plantou.

Instrumento de conversão de grandes homens de Deus.

A carta aos romanos é o evangelho segundo Deus escrito por Paulo, é um manifesto em defesa e exaltação da fé cristã. Ela foi usada na história da nossa fé em momentos cruciais, sendo instrumentos decisivos na conversão de grandes homens de Deus. 

Quero citar alguns: Agostinho de Hipona, o conhecido santo Agostinho, viveu no 3º século de nossa era, quando a fé cristã vivia dias difíceis, Agostinho era um professor de oratória, filho de mãe cristã, porém na sua vida pregressa, era um devasso. 

Fruto de anos de oração da mãe, um dia ele ouviu um chamado de Deus que o mandou ler a carta aos Romanos. Agostinho se tornou uma fonte onde milhares de grandes teólogos ainda hoje matam suas sede.

Martinho Lutero, Martin Luther, no alemão, o responsável por uma revolução em todo o mundo cristão, Lutero era professor na Universidade de Wittenberg. Lutero foi o homem que Deus usou para deflagar a reforma protestante.

E foi com base no texto da justificação pela fé, a partir do capítulo 3:21, que ele  liderou e consumou o que nós conhecemos hoje como a Reforma Protestante que aconteceu no século XVI.

No século 18, John Wesley, conhecido avivalista inglês, que antes era um crente, e tinha uma vida espiritual até atuante, pois era filho de família cristã, mas que ainda não tinha uma experiência de conversão.

Um dia num culto de oração, quando lia o prefácio do comentário de Lutero à carta aos Romanos ele teve a sua vida incendiada pelo Espírito Santo. você certamente já ouviu falar sobre ele.

E dali começou o grande reavivamento daquele século no reino unido e que salvou a Inglaterra do banho de sangue na revolução francesa. Há uma infinidade de testemunhos de conversão na história da nossa fé que tiveram como base a carta de Paulo aos Romanos. 

E a minha oração, antes de começar a estudar esta carta, é que sejamos uma continuidade, para conversão, de muitos outros, e até mesmo nos possamos sermos incendiados pela ministração do Espírito Santo, para cumprir de maneira digna o nosso chamado e ministério. 

Quem escreveu a carta aos romanos?

O apóstolo Paulo é o autor da Carta aos Romanos, está claro em Rom 1:1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Além de mostrar a autoria de Paulo, este versículo me chamou a atenção,Ele coloca o servo antes do apóstolo”.

A palavra “servo” neste verso é traduzida do grego, e denota alguém que foi comprado, existiam outras palavras que poderia ser usada, que não mudaria o sentido, como empregado, chamado, escolhido e etc.

Mas Paulo faz questão de usar uma palavra que significa que ele foi comprado por alguém por um preço. Antes de ser apóstolo, ele era um escravo daquele chamado.

Paulo é o autor da carta aos romanos, aliás em todas as suas cartas, ele se apresenta como o remetente. Diferente de outras cartas que Paulo escreveu, esta carta não teve nenhuma resistência até hoje, a respeito da autoria de Paulo, as outras a gente encontra discussões.

Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola. Rom 16:22. Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.

Quem fundou a igreja de Roma?

Não está explícito na bíblia quem fundou a igreja de Roma, a Igreja católica diz que foi Pedro, mas é mentira, vou dar evidências que não foi Pedro. 

A igreja católica apostólica Romana diz que Pedro foi o Bispo, Papa, em Roma desde 47 a 67, mas não existe nada na história, nenhuma delas, nem na religiosa, nem na secular, nada que possa ser afirmado que o Pedro foi Bispo, Papa, em Roma.

Mas vamos pensar com lógica bíblica, no final desta carta de Paulo aos Romanos, ele manda abraço, beijos e saudações para 24 pessoas, pessoas que eram da igreja de Roma e que eram conhecidas de Paulo. Se o Pedro fosse o Pastor de lá penso que o Paulo tinha citado o nome dele. 

Outra evidência, veja o que está escrito em Romanos 1: 11,13 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, Isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.

Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

Se o Paulo está escrevendo uma carta para igreja onde tem um Pastor, Bispo, Papa, e ele cita muitos que ele conhece, e ele conhecia Pedro, porque ele não cita o Pastor da igreja? E que indelicadeza de Paulo escrever uma carta para uma igreja e não citar o pastor.

Outra evidência: Rom 15:22-25 É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês.

Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los, planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudar em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês.

Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.

O Paulo queria que a igreja de Roma fosse sua base missionária para o evangelho alcançar a Espanha. Sem falar com o pastor da igreja? que indelicadeza de Paulo. Pedro não era pastor da Igreja de Roma, não tem nada na história da época, que afirma isto.

É provável que a Igreja de Roma tenha sido fundada por Judeus romanos que se converteram no dia do pentecostes, na lista dos lugares de onde vinha as pessoas que estavam em Jerusalém para a festa do pentecostes, 

você verá que no verso 10 de Atos 2, tinha um grupo da cidade de Roma, veja: Atos 2:10, Da Frígia, da Panfília, do Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tantos Judeus como convertidos ao judaísmo.

Onde Paulo estava quando escreveu a carta?

Não tem na bíblia nenhuma afirmação de onde estava o apóstolo Paulo quando escreveu esta carta aos romanos. Mas podemos buscar algumas pistas que podem nos dar uma, quase, certeza de onde a carta foi escrita.

Várias pistas sugerem, que Paulo escreveu essa epístola durante os três meses que ele permaneceu em Corinto Atos 20:2–3; nesta passagem o termo Grécia, nestes versículos, refere-se a Corinto, que naqueles dias era a capital da província da Acaia. 

Sabemos pela bíblia que depois de ficar 3 anos em Éfeso, Paulo saiu de Efésios para ir a Judéia, levar uma oferta para os irmãos que estavam passando por grandes necessidades.

  Intuímos que o motivo de Paulo levar esta oferta para os da Judéia teve origem em Roma. Eu explico. No período em que Cláudio era imperador, Cláudio, reinou até o ano de 54 d.c quando Nero assumiu o reinado no seu lugar.

Está registrado na história secular que Cláudio expulsou todos os Judeus que viviam em Roma. e naqueles dias havia 40 mil Judeus vivendo lá.

Atos 18: 2.  Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los.

O mundo passava por uma grande crise econômica, e os Judeus expulsos voltaram para Judéia, Paulo sabendo do sofrimento do povo fez uma grande coleta nas igrejas que ele plantou, mais de 40 igrejas,  e saído de Efésios foi a caminho da Judeia para entregar a doação.

A maioria dos estudiosos da vida de Paulo são unânimes em afirmar que foi entre a saída de Efésios até a chegada a Judeia que Paulo escreveu esta carta. em Atos 20:1 e 2 diz que no caminho para ir a Judeia Paulo ficou três meses na Grécia. ou mais precisamente na cidade de Corintos.

Então ele não escreveu de Efésios, não escreveu de Jerusalém, não escreveu da Judeia, não escreve de Cesareia,  ele escreve antes da viagem para Roma, que aconteceu depois de permanecer preso em Cesaréia por 2 anos.

Os estudiosos concordam que Paulo escreveu esta carta aos romanos durante os três meses que ele ficou em Corinto. Inclusive há registro de que uma irmã chamada Febe, membro e auxiliar de uma igrejinha de Cencréia, no subúrbio de Corinto, que estava de saída para Roma. 

Quando a carta aos romanos foi escrita?

Para sabermos quando Paulo escreveu a carta aos romanos, vamos começar nossa investigação. Os estudiosos concordam que ele chegou a Roma no início do ano 60 d.c.

Partindo dessa premissa, e pensarmos que ele ficou 2 anos preso em Cesáreia Marítima, e a viagem a Roma teve algumas conturbações, como lemos em Atos 27:1 a 28: 15, levou quase um ano, podemos dizer que esta carta foi escrita entre os anos de 56 a 57 d.c. 

Para quem e por que esse livro foi escrito?

A epístola aos romanos é dirigida aos membros da Igreja em Roma. Rom 1:7 A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A origem da Igreja em Roma é desconhecida, mas provavelmente data logo depois do dia de Pentecostes, quando os judeus visitantes de Roma ouviram Pedro pregar (ver Atos 2:10). 

Embora Paulo não tivesse ainda ido a Roma, ele escreveu saudações específicas a 23 pessoas que ele conhecia, e que eram membros daquela igreja. Estas saudações estão no último capítulo da carta.

Priscila e Áquila, que Paulo conheceu na cidade de Corinto, a mais ou menos 5 anos antes de escrever esta carta, estão entre os que receberam saudações. Priscila e Áquila fizeram parte do grupo de trabalhos missionários que Paulo comandava pelo menos em Corinto e Éfesos.

Que motivos levaram Paulo escrever aos Romanos?

Os motivos que levaram Paulo a escrever esta carta podem ser encontrados na própria carta, como podemos ver na sequência. Paulo queria visitar aquela igreja: Rom 1:13  Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora……

Paulo orava pedindo a Deus a oportunidade de visitar os irmãos de Roma; Rom 1:10, em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los.

Nestes dois versículos, a seguir, também, podemos compreender melhor os motivos de Paulo querer visitar a Igreja de Roma, vejam: Rom 15:23,24, 25. Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los,

planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudar em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês. Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.

Como está escrito acima, Paulo compreendeu que o seu trabalho nas províncias da Galácia, na província da Macedônia, na província da Acaia, província da Ásia menor, já tinha terminado, ali ele plantou entre 40 a 50 igrejas, agora ele queria ir fazer missões na Espanha.

Consta que nesta época a Igreja de Roma tinha voltado a crescer e era muito grande, porque com a volta de todos os que foram expulsos por Cláudio, a igreja ganhou um novo vigor, e Paulo queria o apoio daquela igreja para levar o Evangelho aos espanhóis.

O mais importante livro escrito na face da Terra.

Um último motivo que levou Paulo a escrever esta carta aos Romanos, que é para mim a mais importante dentre todos, Eu penso que foi por este motivo “humano de Paulo”, que o Espírito Santo o inspirou a escrever o mais importante livro de toda a história da humanidade.

Já disse no início, vou repetir, alguém já disse, que é impossível exagerar quando  se fala desta carta. 

Ela é um tratado teológico, Na existe em toda a bíblia, nenhum lugar que possa definir  o que é o evangelho de Jesus, como está definido na carta aos romanos.

Paulo em todos os lugares que chegava para plantar uma igreja, ele enfrentava resistência dos Judaizantes a respeito do que ele pregava. 

Paulo era sempre acusado de ter apostatado do judaísmo, que ele era um judeu da disperção, ele era acusado de pregar contra as instituiçoes sagradas do judaismo, que era contra a lei de Moises e um ameaça para os judeus, basicamente todas as acusação as quais forar imputadas as Jesus. 

É por tudo isto, que o  apóstolo Paulo escreve esta carta, para fazer uma grande defesa da fé cristã. A carta aos romanos é o evangelho segundo Deus escrito por Paulo, Ela é um manifesto completo em defesa e exaltação da nossa fé. 

Já disse, mas faço questão de repetir, esta carta que foi usada na história da nossa fé em momentos cruciais, sendo instrumentos decisivos na conversão de grandes homens de Deus, como Lutero na reforma protestante. John Wesley no avivamento do reino unido, e muitos outros.

Eu espero que esta introdução ao nosso estudo, possa te abrir os olhos do coração e te animar a vir conosco semanalmente, estudar a carta aos romanos, será pelo zoom, e se você quer se juntar a nós, entre em contato comigo ou com o nosso Pastor, e você vai receber o link. 

Se você ainda não conhece a nossa igreja, nos visite nas redes sociais, click aqui, e venha nos fazer uma visita presencial, nós nos reunimos todos os domingos às 10.00 AM. você será muito bem vindo.

Que o Senhor te abençoe e te guarde. Siciadriano Fevereiro, 20,2023